Tuesday, 21 de August de 2018

Tuesday, 21 de August de 2018

ESPECIAL


Natividade

Agricultura e parceiros realizam Dia de Campo sobre uso Sustentável de Biodigestor em Natividade

22 Nov 2017

Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e parceiros realizam o Dia de Campo sobre o uso Sustentável do Biodigestor, energia gerada a partir do biogás. O evento conta a participação de alunos do colégio agropecuário, produtores e técnicos e será realizado na quinta-feira, 23, das 8 às 12 horas, no Colégio Agropecuário de Natividade, região sudeste do Estado, na Rodovia TO-010, km 228.

A ação é fruto do convênio firmado entre a Seagro e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com objetivo de incentivar a utilização de biodigestores no Estado. O dia de campo contará com atividades teóricas e práticas, já as palestras serão distribuídas em três estações, com os temas: Processo de alimentação do biodigestor e transformação do dejeto em biogás e biofertilizante; Propriedade e aplicação do biofertilizante na agricultura; Canalização e o uso do biogás em substituição ao gás de cozinha e; no encerramento; a palestra sobre linhas de financiamento para sistemas de biodigestão.

Na parte prática, os participantes poderão conhecer passo a passo o sistema de implantação e funcionamento de um biodigestor instalado na Escola Agrícola de Natividade. O biodigestor, um protótipo modelo, será referência na região sudeste para demonstração, tanto para alunos como para técnicos e produtores de suínos, aves, bovinos e caprinos. A intenção é que as tecnologias do biodigestor sejam para capacitação e transferência de tecnologia.  

Para o técnico de Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, a energia gerada do biogás possui diversas finalidades. O biogás gerado a partir da decomposição no interior do biodigestor poderá ser utilizado na geração de energia elétrica e/ou para queima direta em fogões. "E ainda, a mistura, água e biomassa, resultante do processo de decomposição, se transforma em biofertilizante, que poderá ser utilizado para corrigir o solo, substituindo os agrotóxicos mais pesados, proporcionando uma lavoura totalmente orgânica", complementou.

São parceiros no evento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Banco Nacional da Amazônia (Basa), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Escola Agrícola e a prefeitura Municipal de Natividade.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

16

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

13

AMEI!
AMEI!

15

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições

Ao receber apoios, Carlesse defende gestão transparente e projetos para os municípios

Aos líderes, Carlesse reafirmou o seu compromisso de fazer uma campanha propositiva e continuar priorizando o modelo de gestão municipalista, no qual a população é beneficiada diretamente pelas ações do Governo.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira