Wednesday, 22 de January de 2020

ESPECIAL


Atuação: aprendendo e ensinando

24 Jul 2008

Toda semana, o grupo formado por 14 jovens alunos da 7ª série com idades de 12 a 16 anos se reúnem para estudar e pôr em prática o texto do espetáculo " Tudo que o céu permite", da diretora e escritora Elizete França, responsável pela coordenação do espetáculo e integrante do projeto ESCOLA 2000, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação, com o objetivo de formar adolescentes multiplicadores por meio de oficinas que trabalham questões como o teatro, a dança, o protagonismo juvenil e a consciência ambiental.  Com noções básicas de interpretação e criação, os meninos foram, aos poucos, descobrindo a importância do teatro, desde a antigüidade e do poder de comunicação que ele exerce. Em seguida, uma tragédia romântica ambientada nos anos 50 e com 14 alunos/atores em cena, aos poucos foi ganhando formas, como a escolha dos personagens e dos objetos e figurinos que irão compor o espetáculo, previsto para estrear no mês de novembro, com um público cativo de pais, professores e alunos que aguardam ansiosos a abertura das cortinas.

 

 

Para a coordenadora, a iniciativa é formar multiplicadores

"O projeto pretende multiplicar com os colegas o que eles aprendem ao interpretar, representar, até a montagem final do espetáculo", disse. Para a adolescente Talita Tedesco, de 13 anos, o lado artístico se manifestou muito cedo. Aos 10 anos, com a ajuda de uma tia, escreveu o livro O PASSEIO DA BARATINHA. " Eu era muito nova, e não conseguia me expressar. Então minha tia me ajudou e consegui escrever meu primeiro livro". Mas ao falar da importância do teatro para a formação cultural das pessoas, ela garante que muitas informações podem ser repassadas através da encenação. " Queremos transmitir aos nossos colegas o que aprendemos aqui, ou em forma de teatro ou ensinando o que já sabemos", disse.

Mas o aprendizado mesmo, vai se construindo aos poucos, à medida em que a peça cria vida. Muitas vezes, pequenas noções de solidariedade deixam de ser representadas e transformam-se em ações. Então, se o colega esqueceu o texto ou ainda está em aula, a turma espera, ou mesmo lembra o companheiro de tablado das frases que ainda não foram decoradas. Vinícius Augusto de Oliveira, 13 anos, garante que o desenvolvimento da interpretação favorece o aprendizado em sala de aula e fora dela. " O nosso relacionamento com os amigos melhora, pois sempre trazemos algo de novo, que favorece a nossa formação e os incentiva a fazer o mesmo", disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira