Saturday, 17 de February de 2018

Saturday, 17 de February de 2018

ESPECIAL


Conscientização

Blitz orienta a população sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes

28 Sep 2017

Luciana de Barros/Governo do Tocantins
 
Nesta quarta-feira, 27 de setembro foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Para comemorar a data a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Geral de Palmas (HGP) juntamente com a Central de Transplantes e o Banco de Olhos (BOTO) realizaram na noite da terça-feira, 26, próximo à feira, da 304 Sul, uma blitz  educativa sobre a doação de órgãos e distribuíram material informativo ao público presente na feira.

De acordo com o enfermeiro da CIHDOTT do Hospital Geral de Palmas, Vinicius Boaventura, a ação teve o objetivo de orientar a população sobre a importância da doação de órgãos. "O HGP já está realizando a captação e transplante de córnea  e está em processo  e implantação  do serviço para captação de outros órgãos. A ideia de se fazer a blitz perto da feira foi devido possuir uma concentração maior de pessoas, e poder abordar  e falar para  a população a respeitos da importância de ser um doador", ressaltou.
 
Para a diretora adjunta do HGP, Renata Duran, é essencial a conscientização da sociedade. "Para que possamos salvar diversas vidas é importante que a população tenha o conhecimento de como funciona  e o que é necessário para se tornar um doador de órgãos e esta ação veio fortalecer o trabalho de conscientização", destacou.

A servidora pública Maria Beatriz Dias  foi uma das pessoas abordadas na feira, e vê como relevante a doação. "É importante a doação e creio que precisamos ajudar ao próximo, ajudando alguém a ter vida", disse. 
 
Como ser doador
 
Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento, basta comunicar sua família do desejo da doação, pois o ato só ocorre após autorização familiar. 

De acordo com a médica oftalmologista, Ana Beatriz Dias a família precisar saber do desejo de ser doador. "Mesmo que a pessoa não tenha manifestado em vida o desejo de doar, se a  família tiver esta vontade, pode autorizar. Até mesmo se nós sabermos da filosofia do outro, saberemos se a pessoa ficaria feliz , que o ato de doação beneficiou um grande número de pessoas", afirmou. 

A gerente da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), Suziane Crateús explica que a função da central  neste processo. "A principal atribuição é proporcionar a logística de órgãos e tecidos, fazendo com que estes cheguem ao receptor (pacientes que aguarda na fila). Hoje esse trabalho é realizado com as córneas oriundas de outros estados e do Banco de Olhos do Tocantins", afirmou.
 
Dados

O transplante de córnea é uma realidade no Tocantins, com 53 transplantes de córneas já realizados. Atualmente 25 pacientes estão na lista para transplantes à espera deste procedimento.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

1

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira