Friday, 21 de September de 2018

Friday, 21 de September de 2018

ESPECIAL


Conscientização

Blitz orienta a população sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes

28 Sep 2017

Luciana de Barros/Governo do Tocantins
 
Nesta quarta-feira, 27 de setembro foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Para comemorar a data a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Geral de Palmas (HGP) juntamente com a Central de Transplantes e o Banco de Olhos (BOTO) realizaram na noite da terça-feira, 26, próximo à feira, da 304 Sul, uma blitz  educativa sobre a doação de órgãos e distribuíram material informativo ao público presente na feira.

De acordo com o enfermeiro da CIHDOTT do Hospital Geral de Palmas, Vinicius Boaventura, a ação teve o objetivo de orientar a população sobre a importância da doação de órgãos. "O HGP já está realizando a captação e transplante de córnea  e está em processo  e implantação  do serviço para captação de outros órgãos. A ideia de se fazer a blitz perto da feira foi devido possuir uma concentração maior de pessoas, e poder abordar  e falar para  a população a respeitos da importância de ser um doador", ressaltou.
 
Para a diretora adjunta do HGP, Renata Duran, é essencial a conscientização da sociedade. "Para que possamos salvar diversas vidas é importante que a população tenha o conhecimento de como funciona  e o que é necessário para se tornar um doador de órgãos e esta ação veio fortalecer o trabalho de conscientização", destacou.

A servidora pública Maria Beatriz Dias  foi uma das pessoas abordadas na feira, e vê como relevante a doação. "É importante a doação e creio que precisamos ajudar ao próximo, ajudando alguém a ter vida", disse. 
 
Como ser doador
 
Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento, basta comunicar sua família do desejo da doação, pois o ato só ocorre após autorização familiar. 

De acordo com a médica oftalmologista, Ana Beatriz Dias a família precisar saber do desejo de ser doador. "Mesmo que a pessoa não tenha manifestado em vida o desejo de doar, se a  família tiver esta vontade, pode autorizar. Até mesmo se nós sabermos da filosofia do outro, saberemos se a pessoa ficaria feliz , que o ato de doação beneficiou um grande número de pessoas", afirmou. 

A gerente da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), Suziane Crateús explica que a função da central  neste processo. "A principal atribuição é proporcionar a logística de órgãos e tecidos, fazendo com que estes cheguem ao receptor (pacientes que aguarda na fila). Hoje esse trabalho é realizado com as córneas oriundas de outros estados e do Banco de Olhos do Tocantins", afirmou.
 
Dados

O transplante de córnea é uma realidade no Tocantins, com 53 transplantes de córneas já realizados. Atualmente 25 pacientes estão na lista para transplantes à espera deste procedimento.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

16

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

12

AMEI!
AMEI!

14

KKKK
KKKK

18

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

18

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado

Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias

Máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA)


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil

O regulamento da competição, com todas as informações da corrida, foi publicado no Diário Oficial do Tocantins, edição nº 5201, de quarta-feira, 19 de setembro.


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira