Saturday, 24 de August de 2019

ESPECIAL


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário

18 Jul 2019    12:02    alterado em 18/07 às 12:02
Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário

A família de Rocine Pereira de Freitas, em Rio dos Bois, é um exemplo de caso de sucesso do Crédito Fundiário. Guiado pelo sonho de viver da própria produção e na casa própria, o pequeno produtor há 13 anos aderiu ao programa e desde então recebe da Seagro acompanhamento e monitoramento das ações.

O primeiro passo foi criar a Associação Família Unida. Nome sugestivo já que todas as pessoas da comunidade são da mesma família. Rocine Pereira de Freitas e o irmão, Joaquim Pereira de Freitas,  compraram 250 hectares de terra com o financiamento do Crédito Fundiário. “Depois construímos nossas casas e tudo foi se multiplicando. Hoje nossa vida é de fartura e felicidade”, agradece Rocine Pereira de Freitas.

No local vivem oito famílias, todas são do núcleo familiar de Rocine Pereira de Freitas. Eles cultivam mandioca, arroz, feijão, banana, hortaliças e criam algumas cabeças de gado, suínos e ovinos. A venda da farinha de mandioca, principal fonte de renda das famílias, gera em torno de R$ 80 mil anualmente.

Este mês, equipes técnicas da Seagro concluíram o trabalho de monitoramento na comunidade e entregaram para os moradores o Diagnóstico Rural Participativo (DRP). O documento faz parte do acompanhamento  e contém levantamento completo sobre as demandas e os avanços que a comunidade conquistou ao longo do processo de contratação de empréstimo junto ao Crédito Fundiário. Assim, os técnicos podem comparar o antes e o agora da realidade local.

De acordo com a técnica Lucélia Sousa Dias, o diagnóstico tem “o objetivo de levantar a realidade social, econômica e ambiental dos projetos financiados pelo Crédito Fundiário, bem como obter dados que possibilitem a revitalização das unidades produtivas, com a finalidade de promover a produção, a geração de emprego e renda, buscando melhorar a organização das famílias de agricultores familiares no Tocantins”, explicou.

Lucélia Sousa Dias, que faz parte da equipe que acompanha a comunidade em Rios dos Bois diz que a Associação Família Unida é um caso de sucesso. “Eles cumpriram todos os requisitos exigidos pelo programa e é visível a melhoria na qualidade de vida das famílias da  comunidade”, ressaltou.

Concluída essa etapa, a Seagro convida o prefeito local para fortelecer a parceria com a comunidade. Durante a entrega do diagnóstico em Rio dos Bois, foi firmada parceria com as prefeituras de Tabocão e Rio dos Bois, para a recuperação das estradas vicinais e construção de bueiros e pontes de acesso à comunidade.

Crédito Fundiário
Ação do governo federal, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é executado de forma descentralizada com os governos estaduais. No Tocantins, é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Com recursos do Crédito Fundiário, famílias da agricultura familiar no Tocantins estão melhorando a qualidade de vida com acesso à terra e investimentos básicos e produtivos, permitindo a compra de títulos definitivos de pequenas propriedade com recursos do programa.

Outros projetos
Nos últimos dois meses, técnicos da Seagro entregaram Diagnóstico Rural Participativo para associações nos municípios: Araguatins; Aguiarnópolis; Wanderlândia; Novo Jardim; Almas; Pindorama e Porto Nacional.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Agrário e Crédito Fundiário da Seagro Geilson Barbosa Silveira, atualmente 30 associações de produtores familiares são acompanhadas por meio do Diagnóstico Rural Participativo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira