Wednesday, 19 de June de 2019

ESPECIAL


Dicionário da beleza

31 Jul 2008

Alfa-hidróxi-ácidos: ácidos obtidos de elementos naturais, como frutas e cana- de-açúcar, que promovem uma esfoliação na superfície da pele, removendo asperezas e suavizando os sinais de envelhecimento. Para o homem, são indicados alfa-hidróxi-ácidos mais suaves, como o ácido lático, obtido do leite, para não provocar sensibilidade na pele recém barbeada. A esfoliação promovida por esse tipo de ácido pode ajudar a evitar que os pêlos da barba encravem.

Radicais livres: partículas de oxigênio livre que se combinam com as células, danificando-as e provocando o envelhecimento precoce. Os radicais livres são gerados pelo stress, pelo sol e até pela própria respiração.

Antioxidantes: ingredientes que anulam os radicais livres, impedindo que estes danifiquem a pele. São anti-oxidantes: vitaminas A, C, E e betacaroteno, por exemplo.

Raios UVB: tipo de radiação solar. É uma onda de comprimento mais curto, que provoca na pele vermelhidão e queimaduras. Pode provocar câncer de pele e envelhecimento precoce. A medida de proteção oferecida pelos protetores solares contra os raios UVA é o FPS (fator de proteção solar), número que vem marcado na frente das embalagens.

Raios UVA: tipo de radiação solar. É uma onda de comprimento mais longo, que atinge as células mais profundas da pele. É a principal responsável pelo bronzeamento, mas também a principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele. Este é o tipo usado nas câmaras de bronzeamento (por isso, seu uso não é recomendado para quem quer evitar o surgimento de manchas, rugas e mesmo do câncer de pele). Ainda não existe uma unidade de medida oficial para este tipo de radiação. Para certificar-se de que o protetor solar escolhido proporciona proteção contra os raios UVA, procure verificar o texto da embalagem. Os protetores solares chamados "de amplo espectro" proporcionam proteção contra os raios UVA (proteção contra um amplo espectro de ondas, das mais curtas às mais longas).

FPS: O fator de proteção solar (FPS), número que vem marcado na frente da embalagem dos protetores solares, marca quantas vezes o produto aumenta a resistência da pele aos raios UVB. Para ter idéia de quanto tempo o produto permite a você permanecer ao sol sem se queimar, faça o seguinte cálculo: veja quanto tempo leva para sua pele começar a ficar vermelha quando você se expõe ao sol sem proteção alguma. Multiplique esse tempo pelo número do FPS. Esse é o tempo que você poderá permanecer ao sol sem se queimar, quando estiver utilizando aquele produto. Ainda não existe uma unidade de medida oficial para os raios UVA. Para certificar-se de que o protetor solar que você escolheu proporciona proteção contra os raios UVA, procure verificar o texto da embalagem. Os protetores solares chamados "de amplo espectro" proporcionam proteção contra esses raios (proteção contra um amplo espectro de ondas, das mais curtas às mais longas).

PABA: tipo de ingrediente utilizado como protetor solar. Foi proibido pelo FDA (Foods and Drugs Administration) órgão americano que controla o uso de ingredientes em alimentos, medicamentos e cosméticos, pois tem um grande potencial irritante e supõe-se que o seu uso contínuo possa provocar o câncer.


Fonte: O Boticário

COMPARTILHE:


Confira também:


Pedofilia

Médico é preso em flagrante pela Polícia Civil por pedofilia na cidade de Peixe

Prisão integra Operação Rede Sombria, desdobramento do Projeto Nacional Luz da Infância de combate à pedofilia.

Tocantins

Incentivos fiscais oferecidos pelo Estado atraem investidores de diferentes regiões do país

Empresários dos setores atacadistas, hospitalar, assessoria empresarial e advocatícia estão com projetos de investimentos a curto e médio prazo no Estado




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira