Thursday, 23 de January de 2020

ESPECIAL


Dicionário da beleza

31 Jul 2008

Alfa-hidróxi-ácidos: ácidos obtidos de elementos naturais, como frutas e cana- de-açúcar, que promovem uma esfoliação na superfície da pele, removendo asperezas e suavizando os sinais de envelhecimento. Para o homem, são indicados alfa-hidróxi-ácidos mais suaves, como o ácido lático, obtido do leite, para não provocar sensibilidade na pele recém barbeada. A esfoliação promovida por esse tipo de ácido pode ajudar a evitar que os pêlos da barba encravem.

Radicais livres: partículas de oxigênio livre que se combinam com as células, danificando-as e provocando o envelhecimento precoce. Os radicais livres são gerados pelo stress, pelo sol e até pela própria respiração.

Antioxidantes: ingredientes que anulam os radicais livres, impedindo que estes danifiquem a pele. São anti-oxidantes: vitaminas A, C, E e betacaroteno, por exemplo.

Raios UVB: tipo de radiação solar. É uma onda de comprimento mais curto, que provoca na pele vermelhidão e queimaduras. Pode provocar câncer de pele e envelhecimento precoce. A medida de proteção oferecida pelos protetores solares contra os raios UVA é o FPS (fator de proteção solar), número que vem marcado na frente das embalagens.

Raios UVA: tipo de radiação solar. É uma onda de comprimento mais longo, que atinge as células mais profundas da pele. É a principal responsável pelo bronzeamento, mas também a principal responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele. Este é o tipo usado nas câmaras de bronzeamento (por isso, seu uso não é recomendado para quem quer evitar o surgimento de manchas, rugas e mesmo do câncer de pele). Ainda não existe uma unidade de medida oficial para este tipo de radiação. Para certificar-se de que o protetor solar escolhido proporciona proteção contra os raios UVA, procure verificar o texto da embalagem. Os protetores solares chamados "de amplo espectro" proporcionam proteção contra os raios UVA (proteção contra um amplo espectro de ondas, das mais curtas às mais longas).

FPS: O fator de proteção solar (FPS), número que vem marcado na frente da embalagem dos protetores solares, marca quantas vezes o produto aumenta a resistência da pele aos raios UVB. Para ter idéia de quanto tempo o produto permite a você permanecer ao sol sem se queimar, faça o seguinte cálculo: veja quanto tempo leva para sua pele começar a ficar vermelha quando você se expõe ao sol sem proteção alguma. Multiplique esse tempo pelo número do FPS. Esse é o tempo que você poderá permanecer ao sol sem se queimar, quando estiver utilizando aquele produto. Ainda não existe uma unidade de medida oficial para os raios UVA. Para certificar-se de que o protetor solar que você escolheu proporciona proteção contra os raios UVA, procure verificar o texto da embalagem. Os protetores solares chamados "de amplo espectro" proporcionam proteção contra esses raios (proteção contra um amplo espectro de ondas, das mais curtas às mais longas).

PABA: tipo de ingrediente utilizado como protetor solar. Foi proibido pelo FDA (Foods and Drugs Administration) órgão americano que controla o uso de ingredientes em alimentos, medicamentos e cosméticos, pois tem um grande potencial irritante e supõe-se que o seu uso contínuo possa provocar o câncer.


Fonte: O Boticário

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira