Monday, 22 de July de 2019

ESPECIAL


Gravidez Precoce

Distribuição de remédios

07 Aug 2008

Todos os postos de Saúde do Estado dispõem de métodos contraceptivos gratuitos

Os postos e centros de saúde de todo o Estado fazem distribuição gratuita de métodos contraceptivos. Qualquer pessoa, independente de sexo, pode retirar os remédios. A exceção é apenas para crianças.

O programa Planejamento Familiar, da Secretaria Estadual de Saúde é o responsável pelo acompanhamento e distribuição dos medicamentos e preservativos à população. Diu, Diafragma, injeções e as camisinhas masculina e feminina são os métodos oferecidos nos postos de distribuição.

Na Capital a procura tem sido bastante significativa. A informação é de Elaine Farias Katzwinkel, coordenadora municipal do Programa Sexual e Reprodutivo. A iniciativa por parte da adolescente é o primeiro passo para conseguir o contraceptivo. A partir de então os profissionais do programa estão aptos a orientá-las. "Todas elas assistem a palestras, são orientadas sobre todos os remédios e, em seguida, encaminhadas a um ginecologista que indica o melhor método", justifica Elaine Farias. A preocupação se dá mediante a alta dosagem de hormônio que esses medicamentos têm, bem como mantê-las informadas sobre sexo e mudanças do corpo. Os agentes de saúde também desempenham papel importante na divulgação dos remédios gratuitos, fator que tem ajudado muito a incentivar a procura por parte das adolescentes. "Só entregamos os remédios com prescrição médica", diz a coordenadora.

Após a análise médica, a pessoa já fica cadastrada no sistema de distribuição e conforme o seu prontuário médico, sabe-se o dia que deve retornar, tanto para buscar novas cartelas de anticoncepcionais, quanto tomar as injeções, mensal e trimestral, ou fazer a troca do diu ou diafragma.

Em fevereiro desse ano, segundo dados de 19 postos de saúde de Palmas, foram distribuídas 71 cartelas de anticoncepcionais, 393 preservativos masculino e 55 femininos; foram aplicadas 6 injeções mensais e 6 trimestrais; diu's foram colocados. Em março os dados de 22 postos constam de: 239 cartelas, 727 camisinhas masculina e 7 feminino, aplicação de 2 injeções mensal e 5 trimestral e colocados 5 diu's. A distribuição, porém, compreende apenas à faixa etária entre 10 e 19 anos.

 

Onde procurar remédios contraceptivos gratuitos: em qualquer centro ou posto de saúde do Estado

Contraceptivos oferecidos: preservativos masculino e feminino, anticoncepcionais, injeções, diu e diafragma.

Exigência: nenhuma, basta interesse por parte da pessoa

COMPARTILHE:


Confira também:


Queda no Consumo

Intenção de consumo sofre quinta queda consecutiva em julho

A pesquisa traz, ainda, informações sobre a visão dos consumidores para compra de bens duráveis, o acesso ao crédito e o nível e a perspectiva de consumo.

Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo

Estatística contabiliza apenas dados socioeconômicos coletados no primeiro semestre de 2019 oriundos dos mais de 89 mil atendimentos realizados pela Instituição


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira