Sunday, 20 de January de 2019

ESPECIAL


Dona Regina

Dona Regina recebe doação de Baby Puff, aparelho utilizado para reanimação de recém-nascidos

19 Dec 2017

Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

O nascimento de um filho é um momento mágico para a família, mas também é um momento de apreensão, pois dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 10% dos recém-nascidos em território nacional necessitaram passar pelo processo de reanimação. No sentido de colaborar com a felicidade das novas famílias, a SBP lançou a Campanha Nascimento Seguro, abraçada pela Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) que doou, na manhã desta terça-feira, um aparelho de reanimação neonatal mais conhecido como Baby Puff, ao Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos.

De acordo com o coordenador do curso de reanimação neonatal da SBP e da STOP, Hélio Maués, o equipamento doado faz parte da programação da campanha Nascimento Seguro, da SBP em todo Brasil. Essa campanha, segundo o coordenador, é feita para e conscientizar toda sociedade brasileira sobre o processo de reanimação. "Em 90% dos partos o bebê vai nascer bem. Em ao menos 10% dos partos, esse bebê não vai nascer bem e por isso precisa ser reanimado. O aparelho que estamos doando é chamado de ventilador mecânico manual e tem algumas características importantes. Quanto menor o bebê, melhor a eficácia do aparelho. No caso do Dona Regina, que atende muitos partos de bebês prematuros, esse aparelho conhecido como Baby Puff, é um material imprescindível para realizar o ressuscitamento na sala de parto, pois ventila e oxigena de acordo com as necessidades especificas do bebê ao contrário dos outros equipamentos que não fazem isso" explicou.  

Ainda segundo Hélio, a STOP também oferece aos profissionais médicos e não médicos o curso de reanimação. "Nossa ideia aqui no Hospital Dona Regina é capacitar e atualizar o maior número de pessoas para manusear esse equipamento. A maioria dos profissionais médicos e não médicos que atuam na sala de parto, médicos, enfermeiras e terapeutas foram capacitados recentemente" concluiu.

A pediatra e presidente da STOP, Greice de Castro, ressaltou a importância do atendimento do recém-nascido no primeiro minuto de vida. "De acordo com as novas normas e novas técnicas de reanimação neonatal, o Baby Puff é um importante aparelho a ser utilizado e nos serviços de saúde públicos o acesso ainda é muito difícil. A reanimação é feita seguindo alguns passos, mas chega o momento em que se faz necessário a transferência desse bebê para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e de organizar uma vaga em uma unidade intermediária, e é nesse momento que entra o Baby Puff ou o aparelho mecânico de ventilação manual enquanto esse tramite é organizado" disse.

"Esse é um dos aparelhos essenciais na reanimação neonatal de qualidade e vai nos ajudar a disponibilizar esse serviço aos nossos recém-nascidos em situação grave, pois, somos um hospital de referência em partos de alto risco para todo Estado. Nós recebemos gestantes com gestação de altíssimo risco e bebês que nascem em estado grave e esse aparelho vai nos ajudar a prestar melhor qualidade nessa assistência de reanimação neonatal", comemorou a diretora geral da maternidade, Débora Petry.

Nascimento Seguro

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a campanha Nascimento Seguro sob a ótica de que um início de vida saudável é o coração do capital humano e do progresso econômico do país haja vista que não havendo sequelas não serão necessários os gastos com tratamentos de saúde, portando configurando um indivíduo saudável. A missão da campanha é salvar vidas com qualidade baseada em protocolos e capacitação das equipes aliados ao uso dos equipamentos. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

9

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

15

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Panorama

Brasil já recebeu 1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados

Em visita às instalações da operação, em Roraima, a secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, disse que “os pedidos de refúgio se acumulam porque precisam ser analisados minuciosamente e, muitas vezes, já não cumprem os requisitos”.

Recuperação de Rodovias

Governo intensifica serviço de manutenção de rodovias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou, nesta sexta-feira,18, os serviços de manutenção (tapa-buracos) na TO-020, trecho entre Palmas e Novo Acordo.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira