Wednesday, 19 de June de 2019

ESPECIAL


É preciso se previnir

31 Jul 2008

É sabido que o câncer de mama é o segundo que mais mata no Brasil. Na Região Norte do País, a predominância é o câncer de colo de útero, enquanto que na Região Sul, o de mama é o líder.

O câncer de mama é curável ou controlável se descoberto a tempo. Controle que nem sempre é possível, pois as células cancerígenas trabalham sem manifestação de quaisquer sintomas, durante muito tempo. Porém, existe uma arma que permite a constatação precoce da doença: o auto-exame.

Este método, simples e totalmente gratuito, é recomendado às mulheres com idade a partir dos 20 anos. Através dele, podem ser detectados caroços na mama, alteração no contorno natural do seio, saliência ou reentrância na pele, coceira e perda de sangue pelo mamilo e caroço duro na axila.

A partir dos 25 anos a mulher deve submeter-se ao exame clínico. "O auto-exame deve ser feito todo o mês". Alerta o Oncologista Clínico, Jorge Saad, responsável pela quimioterapia do Hospital Padre Luso de Palmas. A cada 2 anos, toda mulher, acima de 40 anos, que tenha tido mãe ou irmã com câncer de mama antes da menopausa, deve realizar a mamografia. O exame é feita com um aparelho de raio-X especial. A mama é colocada entre 2 placas de acrílico e comprimida. O resultado deste exame é muito eficaz. Ele permite a descoberta do câncer quando o tumor ainda não é percebido pela apalpação. Os médicos aconselham fazer o exame uma semana após a menstruação, período que as mamas não estão doloridas, cuja obrigatoriedade fica para mulheres de 50 anos.

Mesmo com todas as informação em mãos, a maioria das mulheres ignoram o problema e não procuram ajuda médica e o que é pior: contribuem - ainda que indesejavelmente- para o desenvolvimento da doença. Hábitos como: má alimentação e a falta de exercício físico são aliados do câncer.

Quando todos os métodos de prevenção são ignorados, as mulheres que já têm predisposição à doença não mais conseguem fugir do câncer.

Uma vez desenvolvido o tumor, começa-se a segunda etapa: a corrida contra o relógio. É hora de procurar tratamento.

A boa notícia é que o Tocantins já dispõe de tratamento gratuito. A quimioterapia (um dos tratamentos contra a doença) é oferecida em Palmas, pelo Hospital Padre Luso - Instituto do Câncer e pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia - Cacon , em Araguaína.  

A possibilidade dessas pacientes serem encaminhadas a outros Estado não está excluída. Quando isso acontece, as elas são conduzidas ao centros indicados pelo médico, sem nenhum custo adicional. "Quando os médicos constataram a gravidade do meu caso, fui encaminhada para fora do Estado, revelou a professora Cíntia Trindade Silva, que fez a cirurgia de retirada de mama no Hospital Araújo Jorge em Goiânia, no ano passado".

 

O que é?

Quadrantectomia - o nome vem da palavra "quadrante". Nesta técnica, a mama é dividida em quatro partes e analisada segundo o grau de comprometimento de cada uma delas. Neste caso é retirado somente parte da mama.

Mastectomia - é a retirada total da mama, com ou sem o músculo peitoral.

Neoplasia - Designação genérica para qualquer tumor.

Metástase - Crescimento descontrolado das células câncerígenas pelo órgão afetado pela doença, que chega a comprometer outros órgãos do corpo. Apenas os tumores malignos podem gerar a metástase.

 

Onde tratar no Tocantins?

Centro de Alta Complexidade em Oncologia - CACON - Araguaína

Hospital Comunitário de Araguaína - Rua 13 de maio, 1336 - Centro - CEP:77803-130

Telefone: (63) 414-1144


Hospital Padre Luzo Instituto do Câncer - Palmas

ACSU-SE 20, conj. 02, lote 09

Telefone: (63) 225 5269


Laboratórios que atendem pelo SUS:


Labnorte - Palmas

Acse I, av Lo 1, conjunto 4, lote 30

0xx (63) 215 4428


Laboratório de Anlises Clínicas Palmas Center - Lapac - Palmas

Acne I, conjunto 2, lote 6 (Vila Gracita)

0xx (63) 215 2271


Cidades que oferecem Cirurgia de Alta Freqüência - CAF:

Araguaína

Araguatins

Augustinópolis

Dianópolis

Gurupi

Palmas

Porto Nacional  

COMPARTILHE:


Confira também:


Pedofilia

Médico é preso em flagrante pela Polícia Civil por pedofilia na cidade de Peixe

Prisão integra Operação Rede Sombria, desdobramento do Projeto Nacional Luz da Infância de combate à pedofilia.

Tocantins

Incentivos fiscais oferecidos pelo Estado atraem investidores de diferentes regiões do país

Empresários dos setores atacadistas, hospitalar, assessoria empresarial e advocatícia estão com projetos de investimentos a curto e médio prazo no Estado




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira