Wednesday, 20 de November de 2019

ESPECIAL


Estado tem políticas públicas para os jovens

24 Jul 2008

Criada há pouco mais de sete meses, a Secretaria Estadual da Juventude desenvolve uma série de projetos destinados a adolescentes e jovens do Tocantins. Com uma preocupação com a formação humana, educacional e política da população jovem do estado, a secretaria já avançou e muito em aspectos relacionados à educação, o acesso à universidade (e a permanência nela, seja em forma de ajuda de custo ou acesso ao ensino público e gratuito) e o incentivo à criação de entidades representativas da população jovem, como movimentos estudantis e organizações.

Segundo o secretário Rogério Ramos, ao assumir a pasta, a secretaria buscou criar políticas públicas para o atendimento dessa camada da sociedade. "Nossa primeira ação foi a implantação do Fórum da Juventude, onde nossa equipe buscou conhecer a realidade da população juvenil para dar continuidade aos outros projetos que implantaríamos posteriormente", disse.

Além disso, programas que favorecem o acesso à universidade também são prioridade. Em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, já estão sendo executadas ações como o cursinho universitário que favorece o ingresso de adolescentes de baixa renda e pouca oportunidade de concorrer em pé de igualdade a outros estudantes da rede particular. Além disso, o Projeto Interação pretende favorecer a permanência na universidade de estudantes matriculados em instituições pagas.

 

Programas desenvolvidos pela Secretaria Estadual da Juventude

 

FÓRUM DA JUVENTUDE

Funciona como um link entre a população jovem do estado e as entidades representativas para a promoção e melhoria na qualidade de vida de todos.

 

VOTA 16

Incentiva a participação efetiva de adolescentes na escolha dos representantes da vontade do povo, favorecendo o crescimento do eleitorado jovem do Tocantins.

 

MOVIMENTO JOVEM

Apoia a formação de entidades ligadas aos anseios da comunidade jovem, como grêmios estudantis, Grupos Jovens, entre outros.

 

GRANDE ENCONTRO DA JUVENTUDE

Grande mobilização jovem que aconteceu na Capital no dia 27 de setembro passado. O evento atraiu cerca de 15 mil jovens e adolescentes, além de contar com a participação do governador do estado, José Wilson Siqueira Campos.

 

PROGRAMA INTERAÇÃO

Possibilita a permanência de jovens nas entidades pagas de ensino superior presentes no estado. Em troca, o jovem destina parte do seu tempo em algum trabalho voluntário.

 

CURSINHO TELEPRESENCIAL

Permite favorecer a estudantes de baixa renda, a oportunidade de ingressar em uma faculdade em pé de igualdade a outros estudantes de instituições particulares. O projeto é desenvolvido em forma telepresencial em 115 salas de aula espalhadas em 90 municípios do estado. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Uso inadequado de antibióticos aumenta resistência de bactérias

Prática pode levar ao agravamento de doenças, alerta OMS


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira