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GOL Linhas Aéreas operou 99,4% dos seus voos programados na greve dos caminhoneiros

05 Jun 2018
Divulgação GOL Linhas Aéreas operou 99,4% dos seus voos programados na greve dos caminhoneiros Com o anúncio da greve, a GOL ativou seu plano de contingência operacional

SÃO PAULO, 4 de junho de 2018 - /PRNewswire/ -- GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. ("GOL" ou "Companhia"), (B3: GOLL4 e NYSE: GOL). Entre 21 de maio de 31 de maio, o Brasil sofreu uma extensa greve nacional de caminhoneiros. Com caminhões parados e bloqueando as rodovias, fornecimentos de combustível, alimentos e suprimentos médicos deixaram de ser entregues em pontos de distribuição. A paralisação começou a aliviar em 27 de maio, após representantes dos caminhoneiros e do governo chegaram a um acordo.

Em resposta a perguntas de investidores referentes aos impactos operacionais e financeiros da greve na GOL, a Companhia reporta as seguintes informações preliminares:

•    Como resultado dos esforços da equipe da GOL e sua estratégia de malha, a Companhia operou 99,4% de seus voos programados de 21 de maio até 31 de maio, cancelando somente 12 de 7.275 voos programados no período devido à greve. Esses voos foram:

o 25 de maio:  G3 1718 (Brasília - Teresina)
G3 1723 (Teresina - Brasília)
o  26 de maio: G3 1810 (Recife - Fortaleza)
G3 1823 (Fortaleza - Natal)
G3 1844 (Recife - Fernando de Noronha)
G3 1845 (Fernando de Noronha - Recife)
G3 1838 (Natal - Fortaleza)
G3 1809 (Fortaleza - Natal)
G3 1549 (Maceió - Guarulhos)
o  27 de maio: G3 1798 (Rio Branco - Cruzeiro do Sul)
G3 1799 (Cruzeiro do Sul - Rio Branco)
o  29 de maio: G3 1713 (Cuiabá - Brasília)

•    Com o anúncio da greve, a GOL ativou seu plano de contingência operacional, gerenciando combustível e rotas, reposicionando tripulações substitutas, abastecimento (tankering) de combustível e efetuando 69 pousos técnicos de reabastecimento entre 23 de maio e 31 de maio para evitar cancelamentos de voos. "Nossa prioridade foi garantir que os clientes com passagens emitidas chegassem a seus destinos com segurança e com o menor transtorno possível", disse o vice-presidente de operações da GOL, Sergio Quito. "A malha e a frota padronizada da GOL são diferenciais chave que provaram ser essenciais para garantir um baixo número de decolagens canceladas."

•    Os passageiros afetados foram contatados pela Companhia e os voos foram remarcados sem cobrança de taxas de alteração.

•    Para atender às necessidades de carga aérea, em 30 de maio a GOL reiniciou o transporte de carga. Entre 30 de maio e 1º de junho a Companhia embarcou aproximadamente 700.000 quilos, incluindo aproximadamente 50.000 quilos de produtos farmacêuticos.

•    O compromisso da GOL em cumprir com seus voos programados e assegurar que seus passageiros chegassem aos seus destinos, com mínimo de transtorno possível, resultou em um impacto direto estimado da greve estimado de aproximadamente R$8 milhões de despesas operacionais incrementais e um impacto de R$29 milhões nas receitas operacionais.

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