Tuesday, 10 de December de 2019

ESPECIAL


Educação

Guaraí vai ganhar campus de Universidade Federal

16 Apr 2018
Guaraí vai ganhar campus de Universidade Federal

Guaraí terá um campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Foi o que revelou na última sexta-feira, 13/04, a Deputada Federal Dorinha Rezende (DEM) em reunião com a Prefeita Lires Ferneda (PSDB) na Prefeitura de Guaraí.

A deputada revelou que o campus de Guaraí, será um dos quatro campi, ao lado de Araguaína, Tocantinópolis e Xambioá. Segundo ela a demanda foi inserida através de uma emenda sua dentro do Projeto de Lei 5274/16, que trata sobre o tema, já tendo sido aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

"Nossa expectativa é que o Projeto de Lei 5274/16 seja aprovado ainda no primeiro semestre pelo Congresso Nacional e siga para sanção do Presidente da República, o que não será uma dificuldade já que é um projeto que veio da União", afirmou a parlamentar. Os cursos que serão implantados ainda dependem de estudos a serem realizados sobre as demandas regionais.

Dorinha destacou ainda o empenho da Prefeita Lires Ferneda para a inserção de Guaraí dentro do Projeto de Lei. "A Professora Lires nos procurou várias vezes em Brasília para defender a instalação de um pólo da Universidade em Guaraí, que em breve se tornará uma realidade graças ao seu empenho", revelou a parlamentar.

A Prefeita Lires Ferneda agradeceu a Deputada Federal Dorinha Rezende pelo apoio ao Projeto e disse que o local de instalação do campus ainda está em análise. Revelou ainda que será marcada uma audiência pública na Câmara Municipal com a participação da comunidade, para que ela tome conhecimento dos detalhes do projeto e dê sugestões para a sua implantação.

Os custos da implantação ainda não foram revelados, mas devem ficar a cargo do Governo Federal, já o local de instalação deve ser cedido pelo município, que estuda desde a doação de um terreno até a cessão de escolas para o funcionamento da universidade até a construção da infraestrutura do campus.

"A Educação é uma prioridade para a nossa gestão e a notícia da instalação de um campus da universidade em Guaraí premia um trabalho que estamos realizando desde o primeiro dia de administração, que é o de colocar as contas do município em ordem e buscarmos a ajuda dos nossos parlamentares estaduais e federais, que têm nos atendido prontamente, como a deputada Dorinha Rezende, que tem destinado diversas emendas para o nosso município e se empenhado pessoalmente para que os avanços que almejamos se tornem realidade", revelou a Prefeita Lires Ferneda.

Dorinha também destacou a situação financeira de Guaraí e disse que "só foi possível a inserção da cidade dentro do Projeto de Lei graças ao 'CPF limpo', que é como chamamos quando a prefeitura está com as suas contas em dia, permitindo firmar contratos e parcerias com o Governo Federal e receber recursos", salientou a Deputada Federal.

Estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal da Educação Sebastião Mendes de Sousa e o secretário de Administração e Finanças Raimundo Pessoa, que deram total e irrestrito apoio ao projeto.

COMPARTILHE:


Confira também:


Bolsa Família

CAIXA INICIA AMANHÃ PAGAMENTO DO ABONO NATALINO DO BOLSA FAMÍLIA

Mais de 13 milhões de famílias serão beneficiadas com o pagamento adicional, a partir do dia 10 de dezembro

PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana

Cinco unidades geridas pelo Executivo Estadual receberam pacientes devidamente regulados


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo

Na ocasião, o presidente apresentou os resultados positivos das ações do Governo e destacou o aumento do fluxo de turistas no Tocantins, o que fomenta a economia e, consequentemente, fortalece as atividades produtivas geradoras de emprego e renda, além de


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema

O presidente da Casa relembrou as dificuldades para a implantação do Estado. "Por isso, temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado", disse.


Educação

Delegação tocantinense viaja a São Paulo em busca de medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa


Sanidade

Tocantins reduz em 66% os focos de raiva dos herbívoros e retira 13 municípios da obrigatoriedade da vacinação


Madrid

Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono


Alvorada

Polícia Civil prende no Sul do Estado homem em flagrante por tráfico de drogas


Futebol

Amistoso marca encerramento do ano na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas


Saúde

Grupo de Autocuidado em Hanseníase de Palmas realiza último encontro de 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira