Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESPECIAL


Violência

Idosos atendidos pelo CSC Loiane Moreno participam de roda de conversa sobre violência

03 Oct 2017

Com o tema "Violência contra os idosos", as equipes de Saúde da Família do Centro de Saúde da Comunidade Loiane Moreno (Arse 24) promoveram na manhã desta terça-feira, 03, uma roda de conversa com os idosos atendidos pela unidade. A abordagem foi feita pela assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf Apinajé I), Laís Delgado, que com dinâmica de grupo fez com que os próprios idosos e profissionais de saúde refletissem sobre o tema.
 
A assistente social reconhece que para a maioria dos idosos, a violência na terceira idade é um tema bastante delicado, no entanto, é necessário conversar a respeito. "É um tema presente na nossa sociedade que às vezes se torna oculto, difícil de detectar tanto para os profissionais da saúde quanto para os idosos. Então tem que ter um olhar sensível do profissional para enxergar a violência e saber abordar com o idoso", destaca Laís, reforçando a relação de confiança que deve haver entre o idoso e o profissional de saúde. "Muitos por serem dependentes do agressor, que geralmente é um familiar, têm medo de contar algo que pode ocasionar em mais violência ou abandono. Sem falar que muitos não enxergam a violência porque para eles se torna natural, já têm a autoestima baixa e acham que a culpa é deles. É importante falar nisso, saber que tem leis que garantem os direitos e que profissional de saúde está aqui para ouvir e ajudar de qualquer forma", resume Laís Delgado.
 
A médica residente em Saúde da Família e Comunidade, Mônica Teles, reforça que a reunião com o grupo de idosos acontece toda primeira terça-feira do mês e que este trabalho vem contribuindo para melhoria na saúde desse público, fortalecendo ainda o vínculo entre eles e o centro de saúde. "Eles se sentem muito sozinhos e o grupo faz com que eles se aproximem entre si e aproxima o idoso com a unidade, porque o idoso tem preferência no atendimento e geralmente tem mais comorbidades e mais dificuldade de tomar medicação. Então o grupo surgiu para fazer a promoção de saúde. E saúde não é só física, a mental também conta", reitera a médica, lembrando que em todo encontro é abordado um tema diferente, muitos deles escolhidos pelos próprios idosos.
 
Os idosos são identificados pelos agentes de saúde do CSC Loiane Moreno e convidados a participar. Em todas as reuniões é feita aferição de pressão e glicemia e reforçada a importância da caderneta do idoso, instrumento que permite acompanhar as condições de saúde do paciente.
 
O aposentado Cláudio Nonato Carvalho, 70 anos, é também membro do Conselho de Saúde do CSC Loiane Moreno, e participa das atividades com bastante entusiasmo. "Acho bom demais essa interação, esse convívio com os demais idosos e as palestras e orientações que eles trazem para nós são muito esclarecedoras", diz.
 
Quem também participa do grupo é a aposentada Áurea Souza Machado, 79 anos, que lamenta não ter ido a todas as reuniões. "Eu levanto 5 horas da manhã e vou cuidar dos meus passarinhos e dos cachorros, acabo me entretendo tanto que esqueço de vir. Mas quando venho acho bom demais, fiz muitos amigos aqui", conclui.
 
O trabalho é realizado pelas quatro equipes de Saúde da Família do CSC Loiane que conta com médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

5

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar

Foram três dias de muito conhecimento e imersão para desenvolver conteúdos com foco em gestão e capacitação para a aplicação dos recursos que serão recebidos pelos projetos para que eles sejam perenes


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice

O Plano de Governo da coligação Governo de Atitude também foi registrado no TRE.


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira