Saturday, 22 de February de 2020

ESPECIAL


Mudanças no corpo e na mente

24 Jul 2008

Conviver com as transformações do corpo, as responsabilidades que surgem com a idade e até mesmo o início do namoro e os grupos de amigos são fatores importantes na formação de um novo ser humano.

Atento a esse novo estágio, O GIRASSOL entrevistou um grupo de adolescentes para saber quais são os anseios, as expectativas e até mesmo como lidar com as mudanças que estão acontecendo no mundo e as que estão por vir.

Para o adolescente Hígor Cézar Parrião, de 14 anos, que acha que a adolescência é um período de descobertas, a responsabilidade deve estar presente em todos os momentos. "Alguns adolescentes vivem muito presos, talvez pelos costumes familiares, enquanto que outros têm uma certa liberdade e acabam não sabendo aproveitá-la", disse.

A respeito de questões como o namoro e da violência, que dizima muitos jovens todos os dias, ele é enfático. "Acho que o namoro tem que ser tratado com certa responsabilidade, sempre com a consciência dos limites, já a violência é um problema grave, e cabe ao jovem decidir o que é bom ou mau para a sua vida", disse.

Mas além dos assuntos afins para a faixa etária, os adolescentes do século XXI já convivem com facilidade com os avanços e problemas considerados modernos, da atualidade. Para Daniela Stefani de 13 anos, as novas tecnologias só apresentam resultados se conseguem transmitir informações. " considero importantes os avanços da comunicação. Hoje se algo acontece em algum lugar longe daqui, conseguimos entender, mas a educação é mais importante, pois os problemas modernos estão ligados aos problemas de educação", afirma.

Mas e as questões afetivas, a descoberta do namoro e os padrões de comportamento impostos pela mídia? Bom, nesse caso, cada um tem uma maneira de aceitar e conviver com esse turbilhão de novidades. Sheldlin Dandara Marinho, de 13 anos acredita que ter personalidade própria é um fator importante na formação do futuro adulto. " Muitos adolescentes fazem coisas que lhe desagradam mas, para não ficar de fora da turma, acabam imitando-os. Por isso a família é muito importante no processo de formação de uma personalidade própria", disse.

Sobre a manipulação da mídia e os planos para o futuro, ela afirma que é preciso ter uma opinião própria. " Os conteúdos mostrados pela televisão e a música, por exemplo, são meios de comunicação, mas é preciso fazer uma análise do que é produtivo do que não é. A respeito do meu futuro, primeiramente eu quero concluir os meus estudos e adquirir independência, para depois pensar em casar e ter filhos", finaliza. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Palmas

CarnaPraça tem programação de três dias e atrações nacionais

Por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado apoia evento que tem início nesta sexta.

Segurança

Governador Carlesse viabiliza horas extras e PM e Bombeiros terão mais efetivo nas ruas

Medida visa melhorar a qualidade do serviço de Segurança Pública oferecido pela população


Assembleia

Projeto que contempla o esporte é destacado por parlamentar

A ação beneficia mais de quatro mil crianças e adolescentes com aulas gratuitas de atletismo, dança, futebol, futsal, karatê e society. O objetivo é estimular a prática esportiva e promover inclusão e cidadania.


ALETO

Assembleia aprecia emenda à MP que instituiu o Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário

A emenda modificativa visa a adequar estrutura, termos e redação da MP 29, aperfeiçoando o texto ao regramento jurídico, impedindo o surgimento de múltiplas interpretações quando da operacionalização do Fundo Rotativo.


Tocantins

Roteiros de ecoturismo garantem lazer para quem busca opções sem folia


Mudança

Davi Goveia Junior assume presidência da ATS


Palmas

Restaurante Ermenilde entra no ritmo do Carnaval com programação musical especial para a folia


Ocorrência

Polícia Civil apreende mais de 70 quilos de maconha na região norte da Capital


Meio Ambiente

Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada


Setas

Governo e municípios discutem políticas de assistência social no Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira