Monday, 11 de November de 2019

ESPECIAL


Mudanças no corpo e na mente

24 Jul 2008

Conviver com as transformações do corpo, as responsabilidades que surgem com a idade e até mesmo o início do namoro e os grupos de amigos são fatores importantes na formação de um novo ser humano.

Atento a esse novo estágio, O GIRASSOL entrevistou um grupo de adolescentes para saber quais são os anseios, as expectativas e até mesmo como lidar com as mudanças que estão acontecendo no mundo e as que estão por vir.

Para o adolescente Hígor Cézar Parrião, de 14 anos, que acha que a adolescência é um período de descobertas, a responsabilidade deve estar presente em todos os momentos. "Alguns adolescentes vivem muito presos, talvez pelos costumes familiares, enquanto que outros têm uma certa liberdade e acabam não sabendo aproveitá-la", disse.

A respeito de questões como o namoro e da violência, que dizima muitos jovens todos os dias, ele é enfático. "Acho que o namoro tem que ser tratado com certa responsabilidade, sempre com a consciência dos limites, já a violência é um problema grave, e cabe ao jovem decidir o que é bom ou mau para a sua vida", disse.

Mas além dos assuntos afins para a faixa etária, os adolescentes do século XXI já convivem com facilidade com os avanços e problemas considerados modernos, da atualidade. Para Daniela Stefani de 13 anos, as novas tecnologias só apresentam resultados se conseguem transmitir informações. " considero importantes os avanços da comunicação. Hoje se algo acontece em algum lugar longe daqui, conseguimos entender, mas a educação é mais importante, pois os problemas modernos estão ligados aos problemas de educação", afirma.

Mas e as questões afetivas, a descoberta do namoro e os padrões de comportamento impostos pela mídia? Bom, nesse caso, cada um tem uma maneira de aceitar e conviver com esse turbilhão de novidades. Sheldlin Dandara Marinho, de 13 anos acredita que ter personalidade própria é um fator importante na formação do futuro adulto. " Muitos adolescentes fazem coisas que lhe desagradam mas, para não ficar de fora da turma, acabam imitando-os. Por isso a família é muito importante no processo de formação de uma personalidade própria", disse.

Sobre a manipulação da mídia e os planos para o futuro, ela afirma que é preciso ter uma opinião própria. " Os conteúdos mostrados pela televisão e a música, por exemplo, são meios de comunicação, mas é preciso fazer uma análise do que é produtivo do que não é. A respeito do meu futuro, primeiramente eu quero concluir os meus estudos e adquirir independência, para depois pensar em casar e ter filhos", finaliza. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Soja

Plantio de soja no Tocantins atinge 30% da área a ser cultivada

A expectativa para produção de grãos na safra 2019/2020 é atingir 4,9 milhões de toneladas, ultrapassando a safra anterior que produziu 4,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,5%.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira