Monday, 19 de August de 2019

ESPECIAL


Meio Ambiente

Naturatins e Ibama alinham planos para o Projeto Quelônios 2019

26 Jan 2019    00:23    alterado em 26/01 às 00:23
Naturatins e Ibama alinham planos para o Projeto Quelônios 2019

Nesta quinta-feira, 24, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reuniram para definição das questões que devem integrar o planejamento das ações e investimentos no Projeto Quelônios do Tocantins em 2019.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, avaliou a reunião. *"Nessa reunião tratamos de uma importante etapa do Projeto Quelônios que é o alinhamento das demandas entre os parceiros. O objetivo é antecipar a elaboração do planejamento das ações e investimentos necessários às atividades das equipes em 2019. Para fortalecimento do projeto, vamos revitalizar o apoio da comunidade local, com o suporte na sensibilização realizada pela educação ambiental. Outro ponto é a produção e divulgação de resultados científicos e o melhoramento da logística, considerados também importantes aspectos a serem trabalhados", ponderou, complementando.

"Os apontamentos realizados contemplam a importância da ação conjunta de todos os parceiros do projeto. Portanto, acredito que serão alcançados  excelentes resultados neste ano. Com o envolvimento da comunidade de Caseara, o custo e benefício do projeto será melhor compreendido, bem como as vantagens obtidas com o equilíbrio da biodiversidade. Considero um ganho para o Estado e para a preservação ambiental, iniciarmos esse diálogo com antecedência", concluiu.

O superintendente do Ibama no Tocantins Lucas Santos Costa  reiterou. "Nesse momento o objetivo principal é iniciar esse alinhamento para consolidarmos o planejamento e juntos melhorarmos cada vez mais a execução do projeto. Dessa forma, pretendemos alcançar e divulgar mais resultados, investir na estrutura, buscar mais recursos, evoluir na execução do projeto, na área de pesquisa e de educação ambiental. Já temos um grupo definido que vai esboçar o planejamento para ajustarmos até o momento da execução".

Projeto                               
Em 2018 a equipe do Projeto Quelônios, monitorou sistematicamente 289 ninhos, além de realizar a biometria de animais adultos e a transferência de diversas covas para as partes mais altas das praias.  As atividades foram encerradas com a garantia da sobrevivência de mais de 70 mil novas tartaruguinhas. Nessa temporada foram encontradas 22 tartarugas albinas, que devido a ausência de pigmentação, chamam muita a atenção dos predadores. Então quatro delas foram trazidas para o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), em Palmas, para fins de pesquisa.
Criado em 1995, o Projeto Quelônios integra o Programa Quelônios da Amazônia que é coordenado pelo Ibama. No Tocantins o Projeto foi retomado em 2017, com ações do Naturatins e Ibama, no entorno de unidades de conservação.
Na região, são frequentes as operações realizadas por fiscais do Naturatins, Ibama e BPMA para o monitoramento e combate ao consumo predatório dos ovos e tartarugas. O Projeto Quelônia tem apoio da Secretaria Geral de Governo, Fazenda Fartura,  Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), entre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Ação conjunta

20 celulares furtados em show em Araguaína são recuperados em ação conjunta das Polícias Civil e Rodoviária Federal

Aparelhos foram encontrados em carro usado como depósito pelos criminosos no estacionamento do evento.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira