Friday, 13 de December de 2019

ESPECIAL


Meio Ambiente

Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado

29 Mar 2019
Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado

Neste domingo, 24, dando continuidade às comemorações do Dia Mundial da Água o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), juntamente com parceiros, realizou um plantio simbólico de mudas do bioma cerrado, no Parque Estadual do Lajeado (PEL).

A atividade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (Seduc), o Batalhão da Polícia Militar, a Investco e o Naturatins.

Participaram do evento os Aventureiros Mirins Estrela, um grupo de crianças e jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e convidados.

"O envolvimento da população jovem da Capital e de representantes de diferentes segmentos da sociedade com as questões ambientais é uma iniciativa valiosa para proteção de nossos recursos naturais. O plantio simbólico de mudas mostra a relação do nosso cerrado, com o equilíbrio ambiental e a preservação de nossas águas", destacou o presidente do Naturatins.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, elogiou a iniciativa da parceria e a participação dos Aventureiros Mirins Estrelas, dos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e dos convidados. Então reiterou que o apoio do Naturatins às ações que promovam a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais.

O gerente do PEL, Wonei Marcos Martinovski, juntamente com o inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Lyon Cardoso de Sousa, recebeu os convidados e em seguida iniciaram as atividades demonstrando a importância do Parque e da atividade de plantio de mudas para a preservação da água que serve a população palmense e adjacências.

Para o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado receber as crianças nessa atividade foi uma oportunidade muito gratificante de compartilhar o compromisso do Instituto com o meio ambiente e a importância do Parque Estadual do Lajeado nessa missão.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, enfatizou que as crianças e os jovens demonstraram imensa satisfação em participar da ação de plantio. "Todos expressaram curiosidade, atenção às orientações e dedicação no plantio. Foi prazeroso participar da condução do grupo nessa experiência. Tenho certeza que eles retornaram com um novo olhar sobre a importância do cerrado e de nossa água".  

Para Mônica Araújo, participante e mãe da Aventureira Lara Morena, a atividade realizada foi importante, porque acredita que as crianças aprenderam mais sobre a importância da água e sobre os procedimentos necessários para a preservação desse recurso.

Ao avaliar a atividade, o diretor do Clube de Aventureiros Estrela, Wellington Reis, considerou que a prática do plantio de mudas possibilitou às crianças e jovens perceberem a importância da preservação das nascentes.

A atividade foi encerrada com um almoço para os participantes, na Sede do Parque do Estadual do Lajeado.

Agendamento
Para informações sobre o agendamento das palestras, oficinas e rodas de conversas dos educadores ambientais do Naturatins, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto por meio do telefone (63) 3218-2641, de segunda a sexta-feira, de 8h as 12h e de 14h as 18h, também via e-mail no endereço educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou eanaturatins@gmail.com.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo

Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios



Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira