Sunday, 05 de July de 2020

ESPECIAL


Meio Ambiente

Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado

29 Mar 2019
Naturatins e parceiros realizam plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado

Neste domingo, 24, dando continuidade às comemorações do Dia Mundial da Água o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), juntamente com parceiros, realizou um plantio simbólico de mudas do bioma cerrado, no Parque Estadual do Lajeado (PEL).

A atividade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins (Seduc), o Batalhão da Polícia Militar, a Investco e o Naturatins.

Participaram do evento os Aventureiros Mirins Estrela, um grupo de crianças e jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e convidados.

"O envolvimento da população jovem da Capital e de representantes de diferentes segmentos da sociedade com as questões ambientais é uma iniciativa valiosa para proteção de nossos recursos naturais. O plantio simbólico de mudas mostra a relação do nosso cerrado, com o equilíbrio ambiental e a preservação de nossas águas", destacou o presidente do Naturatins.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, elogiou a iniciativa da parceria e a participação dos Aventureiros Mirins Estrelas, dos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e dos convidados. Então reiterou que o apoio do Naturatins às ações que promovam a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais.

O gerente do PEL, Wonei Marcos Martinovski, juntamente com o inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Lyon Cardoso de Sousa, recebeu os convidados e em seguida iniciaram as atividades demonstrando a importância do Parque e da atividade de plantio de mudas para a preservação da água que serve a população palmense e adjacências.

Para o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado receber as crianças nessa atividade foi uma oportunidade muito gratificante de compartilhar o compromisso do Instituto com o meio ambiente e a importância do Parque Estadual do Lajeado nessa missão.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, enfatizou que as crianças e os jovens demonstraram imensa satisfação em participar da ação de plantio. "Todos expressaram curiosidade, atenção às orientações e dedicação no plantio. Foi prazeroso participar da condução do grupo nessa experiência. Tenho certeza que eles retornaram com um novo olhar sobre a importância do cerrado e de nossa água".  

Para Mônica Araújo, participante e mãe da Aventureira Lara Morena, a atividade realizada foi importante, porque acredita que as crianças aprenderam mais sobre a importância da água e sobre os procedimentos necessários para a preservação desse recurso.

Ao avaliar a atividade, o diretor do Clube de Aventureiros Estrela, Wellington Reis, considerou que a prática do plantio de mudas possibilitou às crianças e jovens perceberem a importância da preservação das nascentes.

A atividade foi encerrada com um almoço para os participantes, na Sede do Parque do Estadual do Lajeado.

Agendamento
Para informações sobre o agendamento das palestras, oficinas e rodas de conversas dos educadores ambientais do Naturatins, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto por meio do telefone (63) 3218-2641, de segunda a sexta-feira, de 8h as 12h e de 14h as 18h, também via e-mail no endereço educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou eanaturatins@gmail.com.

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira