Wednesday, 11 de December de 2019

ESPECIAL


O apoio da família pode ser a porta para o abandono do vício

31 Jul 2008

A jovem E.O., de 19 anos, diz que, no caso dela, a droga serviu como um refúgio. Devido aos seus problemas familiares a jovem diz que resolveu sair de casa por alguns meses. E fora do lar, enveredou-se por caminhos levados pela bebida, cigarro e mais tarde pela maconha.

"Entrei nas drogas por pura curiosidade. Tinha uma enorme vontade de fazer aquela 'viagem' de que tanto meus amigos falavam. Foi aí que comecei a usar, eventualmente, a droga, que passou a fazer parte da minha vida. Quando tava 'chapada' meu mundo era outro. A realidade de brigas na minha família já não existia. Era só eu ligar para alguns amigos e eles me arrumavam. E aí? Vai da branca (cocaína) ou da preta (maconha)?- perguntavam.

Sempre foi muito fácil conseguir, tanto que, durante o ano em que fiz uso da droga, nunca paguei, sequer, por um cigarro. A droga sempre chegou às minhas mãos sem que eu precisasse desembolsar nada".

Hoje, E.O. diz estar livre da dependência da droga. "Desde janeiro que não fumo nada. Minha decisão de largar foi por causa da minha família. O apoio do meu pai veio na hora certa. Caso ele continuasse me reprimindo, assim como aconteceu quando ele descobriu que eu fumava e bebia, talvez eu estivesse vivendo uma outra realidade: haveria entrado de cara no vício. Meu maior incentivo é saber que tenho minha família, e principalmente meu pai do meu lado".

Histórias como a de E.O. se repetem incansavelmente em rodas de amigos, farras e até escolas e universidades. A psicóloga Bianca Zortéa Dias revela que uma das principais atitudes a serem tomadas para que o caso da jovem não seja vivido por outras famílias, é o cuidado dos pais. "O primeiro passo para a prevenção ao uso de drogas é manter conversa com o filho, na medida que eles se manifestem interessados pelo assunto. É necessário também que os pais saibam manter a autoridade sobre os filhos, para que eles aprendam a ter uma organização interna. Mas veja bem, não há de se confundir autoridade com autoritarismo. São coisas totalmente diferentes. O primeiro trabalha pela promoção do bem estar da família, o segundo funciona como regra de tirania. A família precisa ser mais atraente que as drogas".

Mas como saber se seu filho está envolvido com drogas? "Mudanças como: abandono de atividades que gostava, mudança drástica no grupo de amigos, agressividade e falta de limites, distanciamento da família, isolamento e apatia, pequenas mentiras, desleixo com a aparência e sumiço de roupas e objetos de casa, podem ser alguns sinais de alerta", Orienta Bianca, ressaltando que, acima de tudo, está o posicionamento dos pais quanto ao uso das drogas. "Ver os pais com um copo de uísque na mão, tragando um cigarro, pode causar grande influência na opção do filho".

A cantora Rita Lee deu um grande exemplo durante um show que realizou recentemente em Goiânia. Quando em determinado momento a platéia pediu que ela falasse sobre drogas, com muita firmeza ela disse que há cinco anos estava "limpa". "Não me sinto à vontade para falar sobre esse assunto, pois vejo que a maioria dos pais está com copos de cerveja na mão", advertiu a cantora. Com base em exemplos como este, Bianca Zortéa é categórica em afirmar: "o exemplo não é a melhor maneira de se educar. É a única".

COMPARTILHE:


Confira também:


Agenda

Presidente Jair Bolsonaro participa do lançamento do Programa Governo Municipalista

Evento de lançamento acontece nesta quinta, 12, no Palácio Araguaia

Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília

No Tocantins, o projeto iniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros, do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

Durante o encontro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reafirmaram o compromisso do país em cumprir os acordos internacionais para preservação da Amazônia.


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira