Monday, 22 de July de 2019

ESPECIAL


Educação Superior

Obra iniciada: Centro de Treinamento da Unitins será dedicado à difusão de conhecimento agropecuário

16 Sep 2018    14:47
Cristian Reurison Obra iniciada: Centro de Treinamento da Unitins será dedicado à difusão de conhecimento agropecuário

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, autorizou o início das obras de construção do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária (CTC-Agro) na manhã desta sexta-feira, 14. A empresa contratada, IRKA Construções, já começou a limpeza e demarcação do terreno e a previsão é de que a obra seja concluída em seis meses.
 
Localizado no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, próximo ao Centro Agrotecnológico de Palmas, onde anualmente é realizada a Agrotins, o CTC-Agro tem uma área total de 1.000 m² e área total construída de 560m², contando com quatro salas de aula, auditório/sala de mídia, banheiros, área de convivência, biblioteca, sala de acervo e sala para apoio administrativo.
 
Augusto Rezende revisou o projeto junto ao engenheiro responsável pela empresa, Wallysson Machado, e ao engenheiro da Unitins, Francisco Monteiro. Também estavam presentes o diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Expedito Cardoso, o coordenador de Pesquisa Agropecuária da universidade, Eduardo Ribeiro, além de outros técnicos e professores da instituição.
 
O reitor lembrou que a obra é fruto de convênio junto à Embrapa, com recursos federais e contrapartida do Governo do Estado totalizando um investimento de aproximadamente R$ 900 mil. “Esse convênio vinha se arrastando desde 2016 e nós conseguimos resgatar agora. Ficamos muito felizes por vermos que as coisas estão acontecendo dentro de uma proposta progressista, de desenvolvimento e de ampliação da Unitins”, pontuou o reitor.
 
Ele destacou ainda que o CTC-Agro fortalecerá a convergência de vários setores e instituições para utilização da estrutura do CCA e de toda a estrutura de pesquisa da Unitins. “São novas condições para difusão de conhecimento”, completou.

Expedito Cardoso reforçou que “o CTC-Agro será um espaço primordial para que as pesquisas e trabalhos desenvolvidos pela Unitins e instituições parceiras cheguem ao produtor, difundindo conhecimento com acadêmicos, outros pesquisadores, técnicos extensionistas. Nós precisávamos de um espaço como esse para levar todo esse conhecimento ao homem do campo”.
 
O diretor disse que os maiores beneficiados com o CTC-Agro serão os acadêmicos de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas da Unitins, pela localização dentro do Complexo de Ciências Agrárias, próximo ao campo, com infraestrutura adequada para aulas práticas e teóricas do curso.

COMPARTILHE:


Confira também:


Queda no Consumo

Intenção de consumo sofre quinta queda consecutiva em julho

A pesquisa traz, ainda, informações sobre a visão dos consumidores para compra de bens duráveis, o acesso ao crédito e o nível e a perspectiva de consumo.

Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo

Estatística contabiliza apenas dados socioeconômicos coletados no primeiro semestre de 2019 oriundos dos mais de 89 mil atendimentos realizados pela Instituição


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira