Friday, 25 de September de 2020

ESPECIAL


Meio Ambiente

Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada

21 Feb 2020
Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada

Motivados pelo objetivo de preservar o meio ambiente, bem como manter as belezas naturais que compõe a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), na sexta-feira, 14, por meio de um mutirão promovido pela Associação Água Doce, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Ministério Público Estadual (MPE) teve início a restauração de área degradada em uma propriedade rural localizada na bacia hidrográfica do Taquaruçu Grande.

 

 

A propriedade situada próxima à rodovia TO 020, que liga a capital Palmas, ao município de Aparecida do Rio Negro, está inserida no perímetro da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, Unidade de Conservação de Uso sustentável.

 

Segundo a supervisora da APASL, Camilla Muniz, a ação de restauração contempla uma área de encosta beneficiada com cerca de 10 mil sementes do Banco Germoplasma do Projeto Restaura-TO (Ruraltins), 400 mudas produzidas pela equipe de brigadistas da APA Serra do Lajeado (Naturatins), além de semeadura de leguminosas agrícolas e adubação nas entre linhas.

 

 

Maria Aparecida da Rocha Medina, proprietária da área, ficou muito satisfeita com a parceria e disse que, a chácara foi agraciada por um dos maiores presentes, que alguém pode receber. “Principalmente, quando o presente é para a mãe natureza. Agradeço ao Naturatins, ao Ruraltins, ao MPE e a Associação Água Doce, pelo comprometimento com a causa ambiental”, considerou.

 

Conforme o engenheiro florestal do Ruraltins, Ricardo Haidar, as mudas doadas pela APASL, são de boa qualidade. Ele ressaltou que a restauração foi realizada com mudas saudáveis, reforçou a parceria e disse que o mutirão foi eficiente. “Essa foi uma oportunidade de realizar a ação. Foi somente o inicio do processo, que precisará de manutenção e monitoramento para virar floresta e cerrado”, afirmou.

 

Dentre as espécies nativas plantadas estão o Jatobá, Baru, Aroeira, Cajuí, Vinhatico, Gonçalo Alves, Caju, Ipê, Copaíba, Jacarandá, Tamburi e Tingui.

 

O viveiro de mudas da APASL é conduzido pelos brigadistas e tem produção permanente de mudas para distribuição aos chacareiros locais e plantio dentro da UC. Mais informações e manifestações de interesse devem ser encaminhadas para o email apaserradolajeado@naturatins.to.gov.br

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira