Wednesday, 11 de December de 2019

ESPECIAL


Perguntas mais frequentes

31 Jul 2008

O Que é o Câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

 

O que causa o Câncer?  

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas.Esses fatores podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia.

As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer. Entre eles estão o tabagismo, os hábitos alimentares o alcoolismo, os hábitos sexuais e câncer, medicamentos, fatores ocupacionais e radiações.

São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, equivalem a 20% de chance.

 

O que há de tratamento?

Para combater o tumor maligno são utilizados alguns tratamentos. Os mais utilizados são: a quimioterapia, a radioterapia e a Cirurgia de Alta Freqüência - CAF.

 

O que é quimioterapia?  

A quimioterapia é um tratamento complementar, usado para destruir as células malignas que possam ter ficado no local ou que tenham se disseminado pelo corpo. Este tratamento é feito com drogas que combatem o câncer, que são injetadas na veia da paciente.

 

O que é radioterapia?

A radioterapia é uma irradiação sobre o local afetado, que serve para favorecer a destruição de algumas células malignas que possam ter restado ali.

 

Como prevenir?

Pare de Fumar ! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, incorpore a prática de exercícios físicos à sua rotina diária. Exercite-se moderamente durante pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana.

A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deve submeter-se a uma mamografia de base, com 40 anos, um ou duas mamografias de segmento e a partir dos 50 anos uma mamografia anual. A mulher a partir dos 20 anos deve submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolaou).   

COMPARTILHE:


Confira também:


Agenda

Presidente Jair Bolsonaro participa do lançamento do Programa Governo Municipalista

Evento de lançamento acontece nesta quinta, 12, no Palácio Araguaia

Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília

No Tocantins, o projeto iniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros, do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

Durante o encontro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reafirmaram o compromisso do país em cumprir os acordos internacionais para preservação da Amazônia.


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira