Tuesday, 17 de September de 2019

ESPECIAL


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018

15 Oct 2018    11:16    alterado em 15/10 às 11:16
Jamil Alexandre Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018

Berlim, 15.10.2018 – Nas próximas duas semanas, o governo da Alemanha promove em Berlim o encontro entre jovens cientistas de 21 países com a elite alemã de pesquisadores das áreas da ciência e da sustentabilidade. O intercâmbio de ideias é base para futuras cooperações com o país, por meio da competição Green Talents que é realizada todos os anos pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), representado pela Ministra Anja Karliczek.
 
Entre eles, o pesquisador de Campo Grande (MS) Jamil Alexandre Ayach Anache, 29 anos, Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP - Universidade de São Paulo, destacou-se na competição com um projeto de pesquisa que avalia o ciclo da água e a erosão do solo em diferentes usos do solo, frequentemente encontrados no Cerrado brasileiro (mata nativa, cana-de-açúcar, pastagem e solo exposto). A partir da observação em campo e da modelagem computacional, é possível estabelecer valores de referência para os processos hidrológicos no Cerrado Brasileiro. Dessa forma, pretende-se identificar os serviços ambientais hidrológicos promovidos pelo Cerrado nativo e verificar como as variações no clima (chuva, temperatura e radiação solar) poderão afetar no ciclo da água (disponibilidade hídrica) e na conservação do solo dessas áreas. De maneira mais ampla, a proposta fornecerá bases para tomada de decisão em questões que envolvem o equilíbrio entre as produções de água, energia e alimento para a sociedade. Na prática, os setores público e privado terão subsídios técnicos para fundamentar zoneamentos territoriais, planos de gerenciamento de bacias hidrográficas, programas de conservação do solo e da água, cálculos de pagamentos por serviços ambientais, estudos hidrológicos, projetos de recuperação de áreas degradadas, entre outros.
 
Um júri formado por renomados especialistas alemães selecionou para esta edição 25 cientistas promissores entre 736 candidatos de mais de 100 países. Pela primeira vez na competição, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Equador, República de Maurício, Sri Lanka e Zâmbia estão entre os países de origem dos vencedores -, que encaminharam suas iniciativas para o concurso em maio deste ano. Em sua 10ª edição, o concurso Green Talents oferece uma plataforma para que jovens talentos da pesquisa de todo o mundo compartilhem os seus projetos nas áreas da ciência e desenvolvimento sustentável. As iniciativas são reconhecidas pela capacidade inovadora de tornar a sociedade mais sustentável, abrangendo diversas áreas da economia com ideias criativas capazes de responder as questões atuais mais urgentes sobre proteção ambiental e sustentabilidade. Essas questões, bem como os desafios enfrentados pelo meio ambiente em geral, exigem cooperação científica internacional.
 
O prêmio é uma das disputadas vagas para o “Green Talents – International Forum for High Potentials in Sustainable Development”. Os vencedores contam com duas semanas de interação com importantes especialistas em algumas das mais renomadas instituições e empresas de pesquisa do mundo, incluindo Dresden University of Technology, Max Planck Institute for Biogeochemistry, HEINZ-GLAS GmbH & Co. KGaA, Energieavantgarde Anhalt, Helmholtz Centre for Environmental Research e Institute for Social-Ecological Research, em Frankfurt/Main. Além disso, os pesquisadores poderão trocar ideias com importantes especialistas alemães em reuniões individuais para obter uma visão aprofundada do sistema de inovação do país, de forma que eles aprendam sobre as suas abordagens e tecnologias de última geração. Eles também ganham acesso exclusivo à Rede Green Talents”, composta por alunos de diversos países que atuam no segmento de desenvolvimento sustentável.
 
O vínculo e o intercâmbio de ideias entre os mais inovadores participantes da comunidade científica é base para futuras cooperações. Estas atividades têm o respaldo do convite para retornarem à Alemanha em 2019 para uma estadia de pesquisa de três meses, totalmente financiada pelo governo alemão na instituição que escolherem.

Os 25 ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação no dia 22 de outubro no BMBF - Ministério Federal da Educação e Pesquisa (Kapelle-Ufer 1, 10117), em Berlim. O evento será aberto pela ministra Anja Karliczek e contará com a presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e da embaixada e outros convidados ilustres. Mais informações em www.greentalents.de.

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira