Friday, 13 de December de 2019

ESPECIAL


Naturatins

Região do Jalapão é contemplada com ações ambientais e turísticas

11 Aug 2019
Região do Jalapão é contemplada com ações ambientais e turísticas

Nesta sexta-feira, 9, durante as atividades referente as consultas públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020,  ocorrida em São Félix do Tocantins, região do Jalapão, o governador Mauro Carlesse, assinou ordens de serviço e anunciou medidas como a construção da estrada que vai permitir a ligação do Jalapão à capital, Palmas, além de infraestrutura para os atrativos turísticos locais.

“Estamos trabalhando e vamos construir o mais rápido possível a estrada ecológica, que vai ligar o Jalapão a Palmas. É uma vontade minha e um sonho do povo daqui", sustentou explicando que a estrada será construída com bloquetes, o que vai demandar menor custo, aproveitamento da mão de obra local e menor dano ambiental.

Outros assuntos importantes também estiveram em pauta, como iniciativas que serão adotadas em parceria com os órgãos ambientais, para combater as queimadas durante o período com ausência de chuvas. Ocasião que as altas temperaturas aliada aos ventos fortes favorecem os incêndios florestais.

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Cordeiro, falou sobre a logística do governo do Estado para este período de estiagem. Destacou que será instalado na área do Parque Estadual do Jalapão, um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, que vai atuar em parceria com a Polícia Ambiental e as Brigadas Municipais Contra Incêndios Florestais, juntamente com as Brigada do Parque Estadual do Jalapão.

O gestor também explicou “Nós do Naturatins, também vamos apoiar com uma aeronave do órgão, que será usada para o combate aos focos de incêndio não só na área do Parque Estadual, mas em toda região do Jalapão. Esta aeronave irá auxiliar no monitoramento das queimadas”, disse o presidente.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, relatou que durante a visita a São Félix do Tocantins, o governador Carlesse inaugurou o circuito de sinalização turística que compreende mais de 800 km de rodovias. “Foram utilizadas mais de 90 placas com informações ambientais, rodoviárias e turísticas. Estas placas com as identificações é um avanço para toda a região”, considerou.

Ordens de Serviço
O turismo na região do Jalapão recebe reforço por meio de ordens de serviço para a construção de um quiosque de apoio nas Dunas e na Prainha, além da reforma dos sanitários do local, reforma da trilha da Serra do Espírito Santo e a construção de uma praça no povoado do Prata. Estas obras estão orçadas em R$ 1.658.792,04, recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRIS), do Banco Mundial.

Acompanhou o presidente do Naturatins ao Jalapão, o vice-presidente do órgão, Rafael Roque Felipe. Na ocasião, a equipe do Naturatins também visitou o escritório da Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo

Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios



Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira