Saturday, 26 de September de 2020

ESPECIAL


Saiba mais sobre a AIDS

24 Jul 2008

o Aids é a quarta maior causa de mortes no mundo.

o De acordo com as últimas estatísticas disponíveis, entre 1993 e 1999, o uso da camisinha na primeira relação sexual no Brasil passou de 5% a 48%.

o O número de jovens que declararam só transar usando preservativo atingiu 90%. Mas, quando o namoro fica sério, só 20% continuam a usar a camisinha com a mesma freqüência e cuidado que antes.

o Somente 25% da população brasileira já fez o teste anti-HIV.

o Autoridades brasileiras alegam que, atualmente, cerca de 600 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no país. No Brasil, o programa de prevenção já conseguiu inibir o avanço da doença de 12,2 para 9 casos para cada 100 mil habitantes entre 1999 e o ano 2000.

o A terapia de drogas combinadas faz com que a Aids seja encarada como uma doença crônica, como a diabetes, que não tem cura, mas é controlável.

o A Etiópia tem 250 mil crianças menores de 5 anos portadoras do vírus HIV.

o Uma relação sexual com camisinha é 10.000 vezes mais segura do que uma relação desprotegida.

o A pílula anticoncepcional previne somente contra a gravidez e não contra DSTs e Aids.

o A relação sexual continua sendo a principal forma de transmissão do vírus HIV.

o As células escolhidas pelo vírus HIV são exatamente as células que fazem parte do sistema imunológico e que são as responsáveis pela defesa do organismo.

o A mãe portadora do vírus HIV não pode amamentar seu filho e deve procurar um Banco de Leite credenciado pelo Ministério da Saúde, para que possa amamentá-lo. É muito arriscado pedir para uma vizinha ou amiga amamentá-lo, sem saber se esta pessoa não está infectada pelo HIV.

o Até o momento, cerca de 22 milhões de pessoas já morreram vítimas do vírus HIV em todo o mundo, descoberto há 20 anos.

o Uma pessoa com HIV/AIDS pode cozinhar para os outros sem nenhuma restrição. Os talheres e pratos utilizados não precisam ser separados e estes objetos podem ser lavados normalmente, com sabão ou detergente.

o Apesar da distribuição gratuita do coquetel de drogas anti-Aids, especialistas estão notando que há muito abandono ou uso irregular da medicação. Estudos mostram que cerca de 40% dos pacientes deixam de usar os remédios, devido aos efeitos colaterais.

o A manipulação dos órgãos genitais do(a) parceiro(a) não configura risco de transmissão da AIDS. O HIV não é transmitido pelo contato das secreções genitais com a pele.

o Nas situações em que não haja troca de fluidos corporais, não há risco de infecção pelo HIV.

o O programa anti-Aids brasileiro é reconhecido mundialmente por basear-se na distribuição gratuita de coquetéis anti-HIV. Segundo o governo, esse programa ficaria inviabilizado se as multinacionais, donas das patentes farmacêuticas, elevassem os preços de seus medicamentos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira