Thursday, 04 de June de 2020

ESPECIAL


Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente participa de reunião em Brasília para discutir temas a serem tratados na COP 25

30 Nov 2019
Secretaria do Meio Ambiente participa de reunião em Brasília para discutir temas a serem tratados na COP 25

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme participou nesta terça-feira, 26, de reunião técnica entre membros da Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio da Amazônia Legal e representantes do Ministério do Meio Ambiente. A reunião teve como objetivo, alinhar posições dos estados-membros do Consórcio e do Governo Federal para a Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 25). O Tocantins será representado na COP 25 pelo vice-governador Wanderlei Barbosa que estará apresentando a estratégia do estado de Redução das Emissões dos Gases do Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação (REDD+)  e o programa Pátria Amada Mirim.

Durante a reunião os Secretários apresentaram para o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Leite, as oportunidades dos mercados de carbono para a Amazônia, discutiram reivindicações para a região e solicitaram revisão do decreto que institui a Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (CONAREDD).

O secretário Renato Jayme ressaltou que os pontos discutidos durante a reunião visam fortalecer a região amazônica combatendo o desmatamento e desenvolvendo a economia de forma sustentável e alinhar estratégias para a COP 25. “O Tocantins tem se destacado no combate ao desmatamento, mas precisamos de mais investimentos para colocar ações em prática de forma ainda mais efetiva.”


COP 25

A COP 25 começou a funcionar em março de 1994, foi uma das três criadas na Rio 92. Os 197 países membros que ratificaram a Convenção são chamados de Partes. A edição deste ano, acontecerá em Madri, na Espanha, entre 2 e 13 de dezembro e contará com a comitiva do Tocantins e de outros estados da confederação brasileira

O Tocantins terá espaço na agenda paralela oficial da COP 25 neste ano, com o evento REDD+ Jurisdicional and Sustanaible Agriculture. The case of Tocantins State Brazil (REDD+ Jurisdicional e Agricultura Sustentável. O caso do Estado do Tocantins, Brasil), previsto para o dia 10 de dezembro.

 O estado irá apresentar para potenciais parceiros e financiadores a estratégia REDD+ Jurisdicional do Tocantins, no intuito de conseguir recursos financeiros para remunerar os resultados de redução do desmatamento do Estado já validados pela CONAREDD para Redd + e colocar o Tocantins no ambiente de mercado de carbono, tanto voluntário quanto regulado.

Além de apresentar o Programa Pátria Amada Mirim (PAM) como estratégia do Tocantins de educação ambiental pró-clima, proteção das florestas e restauração florestal, que alia as questões ambientais com a promoção da inclusão social das crianças e jovens da rede de ensino público do estado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Em dois meses, 107 milhões de brasileiros pediram auxílio emergencial

Cerca de 100 mil pessoas se cadastraram de ontem para hoje

Pandemia

Tocantins confirma 228 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.698 casos no total, destes, 1.734 pacientes estão recuperados, 2.882 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 82 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira