O GIRASSOL

Palmas/TO,

Especial
MonitoraEA

15/11/2019

Tocantins participa do lançamento da plataforma MonitoraEA em Brasília

Plataforma MonitoraEA uma ferramenta digital que irá facilitar o monitoramento e a avaliação de políticas e projetos de Educação Ambiental existentes em cinco regiões do Brasil

Jamile Marques

Nesta quarta-feira, 13, o Governo do Tocantinsparticipa do lançamento da plataforma MonitoraEA, em Brasília. Com representantedo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no evento, o Estado acompanha oSeminário de Lançamento da ferramenta digital que tem a proposta de facilitar omonitoramento e a avaliação de políticas e projetos de Educação Ambiental emcinco regiões do País.

 

O encontro com representantes dasregiões e autoridades da área acontece em dois momentos. Pela manhã, no Anexo IIdas Comissões da Plenária da Câmara dos Deputados e ao longo da tarde, noauditório Professor Lauro Morhy da Universidade de Brasília (UnB). O evento contacom a participação de profissionais da área de Educação Ambiental dos estadosdo Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia, Ceará, Goiás, São Paulo, Paraná, entreoutros.

 

Nos últimos dois dias, grupos detrabalhos reunidos no VI Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental paraGestão das Águas, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) abordaramquestões que permeia a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Essedocumento irá nortear e fortalecer as ações de educação ambiental para avertente hídrica. Na ocasião os participantes receberam uma homenagem.

 

O gerente de DesenvolvimentoSocioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado, considera a participação doTocantins no Encontro Nacional e no Lançamento do MonitoraEA essencial para oaprimoramento das políticas públicas de educação ambiental do Estado, quepassará a contar com informações do monitoramento, onde estarão reunidos indicadoresquantitativos e qualitativos dos programas e projetos. Esses dados serão estratégicospara o planejamento das ações e avaliação dos resultados realizados pelosgestores da área.

 

Denise Loureiro, educadora Ambientaldo Naturatins destacou que a ferramenta irá facilitar a elaboração de políticaspública de EA, bem como a revisão de estratégias, identificação de desafios eoportunidades para fortalecimento das ações que beneficiam as comunidades e omeio ambiente. Ao lado da educadora Patrícia Freitas da Secretaria Estadual deEducação do Tocantins, Denise Loureiro pontuou que a Plataforma MonitoraEapassa a integrar o Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de PolíticasPúblicas e Projetos de Educação Ambiental com uma perspectiva de inovação nodesempenho dos Estados.

 

As prefeituras municipais, órgãosestaduais e federais, instituições de educação superior, organizações dasociedade civil, comitês de bacia, redes, coletivos educadores, entre outrosseguimentos, poderão utilizar a Plataforma MonitoraEA para cadastrar,monitorar e avaliar as políticas públicas em Educação Ambiental.

 

Seminário

 

O Seminário de lançamento daPlataforma MonitoraEA conta com a presença de Moema Viezzer, indicada ao prêmioNobel da Paz em 2005 e que receberá uma homenagem especial. Também estarãopresentes, Marcos Sorrentino, referência na área de Políticas Públicas deEducação Ambiental e o deputado federal Nilto Tatto, coordenador da FrenteParlamentar de Meio Ambiente e especialistas das diferentes áreas envolvidas na Plataforma MonitoraEA. 

 

Na mesa redonda que acontece na UNBhaverá a participação de três ex-diretores do extinto Departamento de EducaçãoAmbiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) Marcos Sorrentino, NiloDiniz e Renata Maranhão.

 

Além da socialização das experiências nascinco regiões do país, também será lançado o livro “Avaliação emonitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil: transiçãopara sociedades sustentáveis”, que reúne 161 autores.

 

Plataforma

 

A Plataforma foi desenvolvida pelaANPPEA, a partir de sua Secretaria Executiva que é composta pelo FunBEA – FundoBrasileiro de Educação Ambiental, Laboratório de Educação e Política Ambiental(Oca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de SãoPaulo, e pelo Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para aSustentabilidade (LADIS) do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) doInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). (Com informações da organização do evento)

Assuntos Relacionados
#monitora#naturatins
Confira Também
Naturatins

Naturatins informa novo balanço parcial do licenciamento das praias no Tocantins

Naturatins

Naturatins realiza queima controlada com apoio da comunidade

Naturatins

Naturatins suspende autorizações de queima controlada durante período de estiagem

Naturatins

Novo presidente do Naturatins cumprimenta servidores do Instituto

ESTADO

Naturatins divulga balanço de ações em praias de Araguacema