Friday, 28 de February de 2020

ESPORTE


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

19 Jul 2019
100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

Todas as unidades prisionais e socioeducativas do Tocantins assinaram o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realização do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e Para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Encceja PPL).

Ao todo 39 estabelecimentos penais e nove unidades socioeducativas aderiram ao Encceja PPL que visa atender aos jovens e adultos privados de liberdade que não concluíram os estudos na idade adequada. O exame é uma oportunidade para obtenção dos certificados do ensino fundamental e médio, sendo a participação voluntária e gratuita.

Inscrições dos reeducandos e socioeducandos
As inscrições para o exame serão feitas por um responsável pedagógico designado pela unidade prisional e socioeducativa entre os dias 15 e 26 de julho. Para realizar as provas, o participante deve ter, na data da aplicação, o mínimo de 15 anos de idade, se desejar a certificação para o ensino fundamental, e pelo menos 18 anos para o ensino médio. As provas do Encceja Nacional PPL serão aplicadas em 8 e 9 de outubro. O responsável pedagógico também é incumbido de acessar os resultados e pleitear a certificação dos inscritos.

A responsável pela Assistência Educacional ao Preso e Egresso da Seciju, Renata Keli Duarte, contou que a Seciju trabalhou dedicadamente para que 100% dos estabelecimentos penais aderissem ao Encceja PPL e estabeleceu uma estimativa sobre a participação dos reeducandos. “No ano de 2018, 807 reeducandos fizeram o exame. Para este ano, estima-se que o número de participantes no exame chegue a 1.500 reeducandos”, prospectou.

Preparação para o Exame
O Encceja PPL será constituído de quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. As provas de nível fundamental avaliarão as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (português ou espanhol), Artes, História, Geografia, Educação Física e a redação.  Já as provas de nível médio avaliarão as áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e a Redação.

Segundo Renata, para a preparação dos reeducandos serão disponibilizados materiais educacionais como apostilas e livros para serem utilizados com a finalidade que se preparem e obtenham um bom desempenho nas provas. “Também serão organizados pelos professores grupos de estudos nas celas para auxiliarem os apenados na preparação para a o Exame”, explicou.

Conforme a responsável pela realização do Encceja com os socioeducandos, Auricelia Cruz, no Sistema Socioeducativo está sendo organizada uma programação de preparação educacional nas escolas para os adolescentes em conflito com a lei, com previsão de iniciar em agosto e terminar em outubro, poucos dias antes do exame. “Na preparação para o exame, o destaque será dado a produção de redações, com dicas de temas e de escrita para que os socioeducandos consigam elaborar bons textos”, explicou Auricelia.

A reeducanda, A. S. S., da Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia (UPF), de 23 anos, já participou do Encceja PPL e em 2019 prestará novamente o exame e está se preparando para as provas. “Estou estudando com o material da biblioteca da unidade e também compartilho com outras mulheres daqui, farei o exame para concluir o ensino médio e ingressar no ensino superior quando estiver em liberdade” vislumbrou.

Aplicação das provas

As provas que avaliam o nível de conhecimento dos jovens e adultos privados de liberdade serão aplicadas nos dias 08 e 09 de outubro, nas 39 unidades prisionais e nove unidades socioeducativas. Para mais informações sobre o exame acesse o site do Inep www.inep.gov.br, ou entre em conato com a Gerência de Assistência Educacional do Preso e Egresso pelo telefone 3218- 2055 ou pelo telefone 3218-6701 da Gerência do Sistema Socioeducativo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

País tem 182 casos suspeitos do novo coronavírus

Governo fará campanha para reduzir risco de transmissão

Segurança

Operações deflagradas pela Polícia Civil contribuem para redução da criminalidade no Tocantins

Equipes cumpriram vários mandados de prisão e apreenderam dezenas de quilos de drogas em todo o Estado


Opinião

Final de uma semana que nem começou

Cada unidade da Federação tem os seus interesses que não podem nunca sobrepor aos interesses gerais da Nação sendo o principal o de ir e vir e o de livre manifestação.


Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira