Tuesday, 22 de October de 2019

ESPORTE


Brasília

Ataídes Oliveira critica concentração do sistema financeiro e do mercado de crédito

26 Apr 2018    13:21    alterado em 26/04 às 13:21
Geraldo Magela - Senado Ataídes Oliveira critica concentração do sistema financeiro e do mercado de crédito “O problema é a verticalização e a concentração do nosso sistema financeiro", diz o senador

Presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), a CPI dos Cartões de Crédito aprovou nesta quarta-feira (25) o plano de trabalho apresentado pelo relator, senador Fernando Bezerra (MDB/PE). Vão ser ouvidos representantes dos consumidores, dos lojistas, dos bancos, das operadoras de cartão de crédito, do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“A cobrança de juros no rotativo do cartão de crédito é uma usura, um crime”, resumiu Ataídes, que indicou 13 nomes para serem ouvidos em audiências públicas. O senador lembrou que, só em 2017, os cartões de crédito movimentaram mais de R$ 1,340 trilhão no Brasil, o que representa mais de 20% do PIB nacional.

Autor do requerimento de criação da CPI, Ataídes criticou os argumentos usualmente apresentados pelos bancos e pelas operadoras de cartões para justificar as taxas elevadas de juros. “Inflação e inadimplência estão em queda e nem por isso os juros foram reduzidos”, alfinetou o senador, lembrando que o spread bancário no Brasil só é menor que o de Madagascar.

Concentração
A Caixa Econômica Federal, exemplificou Ataídes, cobrava em abril de 2017 uma taxa de juros do rotativo 18 vezes maior que a Selic, que é a taxa básica da economia. De lá para cá, a Selic caiu pela metade, mas os juros da Caixa ficaram no mesmo patamar, ou seja, são hoje 36 vezes mais altas que a Selic.

“O problema é a verticalização e a concentração do nosso sistema financeiro, hoje dominado por cinco grandes bancos – a Caixa, o Banco do Brasil, o Itaú, o Santander e o Bradesco”, diagnosticou o presidente da CPI. Ele acrescentou, ainda, que as duas maiores bandeiras de cartão de crédito – Visa e Mastercard – dominam mais de 90% do mercado. (Assessoria de Comunicação do senador Ataídes Oliveira).            

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira