Wednesday, 05 de August de 2020

ESPORTE


Brasília

Ataídes Oliveira critica concentração do sistema financeiro e do mercado de crédito

26 Apr 2018
Geraldo Magela - Senado Ataídes Oliveira critica concentração do sistema financeiro e do mercado de crédito “O problema é a verticalização e a concentração do nosso sistema financeiro", diz o senador

Presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), a CPI dos Cartões de Crédito aprovou nesta quarta-feira (25) o plano de trabalho apresentado pelo relator, senador Fernando Bezerra (MDB/PE). Vão ser ouvidos representantes dos consumidores, dos lojistas, dos bancos, das operadoras de cartão de crédito, do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“A cobrança de juros no rotativo do cartão de crédito é uma usura, um crime”, resumiu Ataídes, que indicou 13 nomes para serem ouvidos em audiências públicas. O senador lembrou que, só em 2017, os cartões de crédito movimentaram mais de R$ 1,340 trilhão no Brasil, o que representa mais de 20% do PIB nacional.

Autor do requerimento de criação da CPI, Ataídes criticou os argumentos usualmente apresentados pelos bancos e pelas operadoras de cartões para justificar as taxas elevadas de juros. “Inflação e inadimplência estão em queda e nem por isso os juros foram reduzidos”, alfinetou o senador, lembrando que o spread bancário no Brasil só é menor que o de Madagascar.

Concentração
A Caixa Econômica Federal, exemplificou Ataídes, cobrava em abril de 2017 uma taxa de juros do rotativo 18 vezes maior que a Selic, que é a taxa básica da economia. De lá para cá, a Selic caiu pela metade, mas os juros da Caixa ficaram no mesmo patamar, ou seja, são hoje 36 vezes mais altas que a Selic.

“O problema é a verticalização e a concentração do nosso sistema financeiro, hoje dominado por cinco grandes bancos – a Caixa, o Banco do Brasil, o Itaú, o Santander e o Bradesco”, diagnosticou o presidente da CPI. Ele acrescentou, ainda, que as duas maiores bandeiras de cartão de crédito – Visa e Mastercard – dominam mais de 90% do mercado. (Assessoria de Comunicação do senador Ataídes Oliveira).            

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 646 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 28.312 casos no total, destes, 17.347 pacientes estão recuperados, 10.550 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 415 pacientes foram a óbito.

"Operação Direct"

Polícia Federal investiga fraudes a licitações e atos de corrupção no interior do Tocantins

O nome da Operação faz referência à relação “direta” e pessoal existente entre o empresário e os agentes públicos, com a existência de favorecimentos entre as partes.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira