Sunday, 17 de February de 2019

ESPORTE


Enduro FIM

Brasileiro de Enduro FIM aquece os motores para a temporada 2018

27 Feb 2018    16:13
Ângela Monteiro/Mundo Press Brasileiro de Enduro FIM aquece os motores para a temporada 2018 Com sete etapas, Brasileiro de Enduro FIM 2018 tem início nos dias 17 e 18 de março em SP

Patrocínio (MG) O Brasileiro de Enduro FIM aquece os motores das motocicletas para a temporada 2018. Com sete etapas, o campeonato promete disputas acirradas entre as principais feras da modalidade. A abertura está marcada para os dias 17 e 18 de março no Shopping SerrAzul, em Itupeva (SP), sendo que a grande novidade do calendário nacional é a inclusão do Estado de Goiás.

Estarão em jogo os títulos de 11 categorias: E1, E2, E3, EJúnior, E35, E40, E45, E50, ELight, EAmador e EFeminina (definida em quatro etapas). Os pilotos da elite do motociclismo também estarão de olho na taça da Enduro GP, que premia o piloto mais rápido da competição. A Enduro GP engloba os competidores das categorias E1, E2, E3 e EJúnior.

“A cada ano, o Brasileiro de Enduro FIM conquista mais reconhecimento no segmento off-road”, afirmou Maurício Brandão, diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). “Além de profissionalismo e dedicação por parte dos organizadores, o campeonato apresenta equipes de ponta e muita competitividade. Desta forma, conquista novos adeptos por onde passa”, continuou.

Outra constatação importante do crescimento da modalidade foi a inédita oitava colocação da Seleção Brasileira no International Six Days Enduro 2017, realizado na França. “O Enduro FIM possui muito potencial para atrair novos patrocinadores e apoiadores, e o mercado tem dado sinais positivos. O nosso objetivo principal sempre é impulsionar a evolução da modalidade no Brasil”, concluiu Brandão.

Confira as etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2018:

1ª etapa – 17 e 18 de março – Shopping SerrAzul, em Itupeva (SP) – O Shopping SerrAzul é o maior ponto de encontro de motociclistas do país. Construído sobre a Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP), o local possui localização estratégica e toda a estrutura necessária para receber a abertura do Brasileiro. A etapa será desenhada pelo experiente Fábio Campos, piloto e diretor da Sacramento Motorsports, que conhece como ninguém as trilhas da região. O evento ainda conta com o projeto “Enduro para Todos”, que busca proporcionar aos pilotos com menos experiência a emoção de participar de uma competição de alto nível. As inscrições para a etapa já estão abertas (acesse).

2ª etapa – 14 e 15 de abril – Patrocínio (MG) – Famosa por exigir muita habilidade e técnica dos pilotos, a etapa de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, terá dois tipos de percurso totalmente inéditos: um para as categorias profissionais e outro para as demais classes, com tempos mais flexíveis. O Motoclube do Cerrado (comandado por Maurício Brandão, Juninho “Macalé” e Rogério Leite) estará à frente dos trabalhos mais uma vez. Assim, estão garantidas a excelência nas trilhas e uma equipe experiente na execução da etapa, que foi palco do Ibero-Americano de Enduro FIM em 2015. As disputas ainda serão válidas pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Cerrado da modalidade.

3ª etapa – 19 e 20 de maio – Biguaçu (SC) – Às margens da Rodovia BR 101, a etapa faz parte do Campeonato Brasileiro desde 2011 e é realizada pelo Trail Clube de Biguaçu com total apoio da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). Marisérgio Kons “Pezão” e sua turma sempre realizam provas de alto nível técnico. Será o terceiro ano que a base do evento será no CT da Equipe Geração Yamaha, que oferece toda a infraestrutura necessária. O grande desafio é vencer o terreno acidentado e liso, ainda mais em dias de chuva.

4ª etapa – 09 e 10 de junho – Aracruz (ES) – O evento de Aracruz é consolidado como a principal prova do Campeonato Capixaba de Enduro FIM. Aloisio Sfalsim “Telão” e o Trail Clube Tribo da Trilha têm feito um excelente trabalho, já que a prova envolve toda a região com especiais montadas praticamente dentro da cidade, as quais atraem grande público. Outra característica da etapa é o paddock muito bem estruturado para pilotos e equipes.

5ª etapa – 30 de junho e 1º de julho – Marzagão (GO) – A prova em solo goiano é a grande novidade do calendário 2018. Além de Maurício Brandão e Rogério Leite, que realizam visitas técnicas no local, o evento conta com Rildo Gonzaga para levantar o melhor percurso na região. Para realizar a etapa de Marzagão, os organizadores têm o pleno suporte da Prefeitura Municipal e da Câmara dos Vereadores da cidade.

A passagem do campeonato por Goiás é motivo de orgulho, como mostra Roberto Boetcher, presidente da Federação de Motociclismo do Estado: “É muito bom ver Goiás trilhando novamente o caminho das competições nacionais. Há dois anos recebemos provas dos campeonatos brasileiros de motocross, velocross e cross country, e agora teremos a chance de sediar o Brasileiro de Enduro FIM. O fato demonstra a força do motociclismo na região”.   

6ª etapa – 4 e 5 de Agosto – Farroupilha (RS) – Pelo segundo ano consecutivo, a etapa traz as belas paisagens do coração da Serra Gaúcha. O Estado possui muita tradição no esporte e conta com a organização do Motoclube de Farroupilha (comandado por Marcos Benvenutti). Tradicional, o “Enduro da Reta Curva” demonstrou muito potencial na realização da etapa final do Brasileiro de Enduro FIM 2017, executando uma prova impecável. Em 2018, o paddock será no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, um dos pontos mais conhecidos da cidade.

7ª etapa – 16 e 17 de setembro – Araxá (MG) – O Brasileiro de Enduro FIM define os seus campeões em grande estilo, com a final na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A prova fica a cargo da Equipe Rumo Desconhecido e da ATA (Associação dos Treieros de Araxá). A organização conta com Daniel Resende (o “Boi” da Motoart´s), Ronaldo Borges e uma dedicada equipe, pronta para garantir trilhas de qualidade. Nesta etapa, que por regulamento não pode ser descartada, haverá a premiação aos campeões da temporada 2018.

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2018 é patrocinado por Rinaldi, Yamaha, ASW, Tech Ride, Edgers, MR Pro Braces, Jeri Aventure Ride, KTM Sacramento, O2BH Yamaha, Motorex e Sig Visual.

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira