Friday, 07 de August de 2020

ESPORTE


STF

Com fim do foro privilegiado, ministro do STF envia para Palmas inquérito contra Halum e Gaguim

09 May 2018
Com fim do foro privilegiado, ministro do STF envia para Palmas inquérito contra Halum e Gaguim

Com a mudança de entendimento sobre o foro privilegiado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta terça-feira, 8, para a Justiça do Tocantins, o inquérito 3611 contra os deputados federais César Halum (PRB) e Carlos Gaguim (DEM).

Conforme o STF, o inquérito apura possíveis crimes de peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, praticados entre os anos de 2008 e 2010, quando ambos exerciam, respectivamente, os cargos de deputado estadual e governador do Tocantins.

O STF afirmou que o inquérito foi remetido à Justiça Criminal Estadual de Primeiro Grau da Comarca de Palmas.

Outro lado

Em nota, a assessoria de Comunicação de Halum afirmou os fatos apurados no inquérito “comprovam que não há qualquer relação com o parlamentar”. “O parlamentar tem convicção de que agora, no primeiro grau da Justiça Estadual da Comarca de Palmas, o caso terá a celeridade que a sociedade e ele mesmo esperam”, afirma nota.

Ainda conforme a assessoria, Halum “tem convicção de que será reconhecida a motivação caluniosa que tentaram imputar com o objetivo de denegrir sua honra ao longo destes anos”.

Já Gaguim afirmou ter “sua consciência tranquila”. “Visto que não cometeu nenhum ilícito, e que todos os atos praticados como governador do Estado ocorreram dentro da legalidade”, disse em nota, através de sua assessoria. “O parlamentar reafirma que acredita na Justiça, e que os fatos desta investigação serão esclarecidos.”

Confira a nota da assessoria de Halum e Gaguim sobre o caso:

“O Deputado Federal Carlos Henrique Gaguim (DEM/TO) ESCLARECE, por meio de sua assessoria de imprensa, que está tranquilo quanto há decisão do Ministro, Alexandre de Moraes, de remeter o inquérito da Procuradoria-Geral da República à instância de 1º grau, em razão da decisão do Pleno do Supremo Tribunal de Justiça (STF) de restringir o foro por prerrogativa de função de deputados e senadores.

O Deputado Carlos Henrique Gaguim REAFIRMA ter sua consciência tranquila, visto que não cometeu nenhum ilícito, e que todos os atos praticados como Governador do Estado ocorreram dentro da legalidade. 

Por fim, o parlamentar reafirma que acredita na Justiça, e que os fatos desta investigação serão esclarecidos.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Deputado Carlos Henrique Gaguim DEM/TO”
______________________________

“Em relação ao questionamento sobre a decisão desta tarde do Excelentíssimo Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, de enviar para a primeira instância processos contra 8 parlamentares. O Deputado Federal César Halum (PRB-TO) expressa que:

– O inquérito tramita há 8 (oito) anos no Supremo Tribunal Federal.

– Os fatos apurados comprovam que não há qualquer relação com o parlamentar

– O parlamentar tem convicção de que agora, no primeiro grau da Justiça Estadual da Comarca de Palmas-TO, o caso terá a celeridade que a sociedade e ele mesmo esperam

– Ele tem convicção de que será reconhecida a motivação caluniosa que tentaram imputar com o objetivo de denegrir sua honra ao longo destes anos.

Vinicius Rocha
Secretário de Comunicação”

 

(De acordo com o portal de notícias Cléber Toledo - CT)

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 828 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 30.358 casos no total, destes, 18.609 pacientes estão recuperados, 11.312 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 437 pacientes foram a óbito.

TIM

TIM e Motorola promovem workshop online para ensinar pais e filhos a produzirem fotos e vídeos

De acordo com o gerente de marketing da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Rafael Nakamura, o objetivo é aproveitar a data comemorativa para aproximar pais e filhos e colocar a tecnologia móvel a serviço das pessoas


Funcionamento do Comércio

Prefeitura de Palmas prorroga horário especial de fechamento de estabelecimentos comerciais; supermercados poderão funcionar até às 22h

Decisão foi publicada na edição 2.548, do Diário Oficial do Município.


Saúde

Defensoria Pública acompanha abertura de novos leitos de UTI covid em hospitais da região norte do Estado

Araguaína ganhou dez novos leitos em hospital particular e outros 07 do Hospital Regional foram reativados voltando a somar 17 leitos totais; Em Augustinópolis, a previsão é que seja inaugurada UTI no próximo dia 13


Obras

Revitalizações na Graciosa e em quadra poliesportiva da Arno 33 trarão melhorias aos espaços de lazer e esporte de Palmas


Saúde

Especialista em epidemiologia toma posse como nova secretária municipal da Saúde de Palmas


Covid-19

Governo do Tocantins amplia oferta de leitos de UTI Covid em Araguaína


Pandemia

Crise na saúde: Nusa requer que hospitais privados cumpram compromisso judicial e atendam pacientes do SUS


COVID-19

Secretaria da Saúde recebe doações de testes rápidos da Receita Federal do Brasil


Saúde

Covid-19: em uma semana, 12 pacientes já foram transferidos das UPAs para leitos em hospitais particulares da Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira