Friday, 25 de September de 2020

ESPORTE


Esporte

Delegação do Tocantins chega a Blumenau para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

16 Nov 2019
Delegação do Tocantins chega a Blumenau para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Depois de mais de 2.300 km de viagem, a delegação do Tocantins chegou a Blumenau – SC, onde disputará o primeiro bloco de competições da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Ao todo, o Tocantins conta com 98 representantes na maior competição interescolar do Brasil, entre atletas, professores e comissão técnica.

Neste primeiro bloco de competições, os atletas tocantinenses disputarão o Basquetebol feminino 15 a 17 anos, com a equipe do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e o Judô, com atletas de escolas públicas e particulares do Estado. Na luta marcial, competirão judocas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, tanto no masculino, quanto no feminino. Posteriormente, outros dois blocos de competição terão representantes das demais modalidades.

A chegada a Blumenau foi repleta de expectativa e esperanças pela conquista das sonhadas medalhas. Entre os atletas, o ambiente descontraído não escondia a vontade de entrar logo em quadra, ou pisar, com os pés descalços, os tatames da arena de lutas.

 “A expectativa é muito grande, pois nos preparamos muito para estar aqui. Esta é a segunda vez que venho e meu último ano. Por isso espero conseguir bons resultados e ganhar mais experiência com os atletas de outros estados”, destacou Carlos Eduardo Vale, judoca do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas.

Já a capitã da equipe de Basquetebol ressaltou que o time reforçou os treinamentos entre a classificação na etapa regional, até a chegada à nacional. “Sabemos que o nível é mais alto que na regional e, por isso, viemos com a consciência de que devemos dar o nosso melhor. Tenho certeza de que temos total capacidade de obter um bom resultado aqui”, disse Beatriz Lucena Ribeiro.

Com a experiência de quem comanda equipes de Judô nos Jogos Escolares da Juventude há muitos anos, o sensei Celso Galdino pontuou que o foco da competição está além das disputas esportivas. “É uma oportunidade ímpar de, além da competição em si, de estreitar relacionamento, da convivência com atletas de todo o Brasil, expandir a cultura. Não é só a competição que é importante aqui. É voltar para a casa com vontade de vir aos Jogos no ano que vem e que, a partir dessa experiência, que os resultados sempre melhorem”, pontuou.

Congresso técnico

Antes de os atletas entrarem em quadra, ou nos tatames, é a vez de os técnicos iniciarem os Jogos no Congresso Técnico, que é realizado sempre um dia antes das disputas. Durante o congresso, são feitos os últimos ajustes em cada modalidade, tiradas as dúvidas dos professores com relação a uniformes e regulamento, além de informes importantes com relação a transporte e demais detalhes.

Abertura

A solenidade de abertura da edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude será realizada neste sábado, 16, a partir das 18h, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. Durante o evento, cada delegação designa cinco membros que irão compor o pelotão que desfilará a bandeira de seu estado.

As competições iniciam oficialmente no domingo, 17, logo no início da manhã.

Jogos Escolares 2019

Repetindo a fórmula implantada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2018, neste ano, os Jogos Escolares da Juventude também foram divididos em três etapas regionais – realizadas em Blumenau (contemplando os estados das regiões Sul e Sudeste, mais Mato Grosso do Sul e Goiás), Natal (contemplando os estados da região Nordeste) e em Palmas (com os estados da região Norte, mais Mato Grosso e Distrito Federal).

Já a etapa nacional vai até dia 29 de novembro, em Blumenau, que foi sede de uma das regionais. Na cidade catarinense, os atletas e equipes do Tocantins competem em 10 modalidades, sendo elas: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia.

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira