Sunday, 25 de August de 2019

ESPORTE


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

20 Jul 2019    00:59    alterado em 20/07 às 00:59
Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

"A impressão foi a melhor possivel. O ministro pela primeira vez oportunizou aos presidentes dos tribunais a livre manifestação, ninguém foi tolhido de falar nada, de revelar os problemas de cada tribunal", afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Helvécio de Brito Maia Neto, ao avaliar o encontro dos presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  Dias Toffoli, nesta sexta-feira (19/7),  na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em Cuiabá. 

Na ocasião, Helvécio Maia Neto elencou algumas reclamações, entre as quais a de o Pleno dos tribunais estaduais ter autonomia para aprovar projetos de seu  interesse e encaminhá-los diretamente à aprovação das respectivas assembleias legislativas, sem precisar passar antes pela aprovação do CNJ. 

"Entendo que esse procedimento em vigor é uma violação ao pacto federativo e ao poder de iniciativa que os tribunais têm de encaminhar seus projetos de lei para a aprovação dos parlamentos estaduais", frisou o presidente do TJTO.

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá, com oito conclusões.  Na primeira delas, os presidentes expressam "apoio de iniciativa legislativa no sentido de estabelecer sanção para o abuso de direito de petição perante o CNJ". 

Os desembargadores também demonstram preocupação com o "tratamento conferido à magistratura na reforma da Previdência sem a devida consideração ao fato de se tratar de carreira de Estado, imprescindível para a preservação do Estado democrático de direito, bem por isso cercada de prerrogativas resguardadas por cláusula pétreas".

Os presidentes dos TJs também propuseram "a revisão da Resolução nº 88/09, no que tange à orbigatoriedade da destinação de 50% dos cargos em comissão aos servidores efetivos, de modo a respeitar a autonomia dos tribunais nos termos do requerimento da Associalção dos Magistrados do Brasil (AMB)".

Consta também na Carta de Cuiabá o apoio dos presidentes dos tribunais estaduais às "decisões do STF proferidas em processos que tratam de temas sensíveis e relevantes para o fortalecimento da democracia brasileira e com vistas ao respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos, principalmente aos relacionados com a intimidade a ao sigilo de dados bancários, fiscais e telefônicos no âmbito das investigações criminais". Os magistrados ainda reafirmaram a importância da manutenção do Fundo de Reaparelhamento dos Tribunais de Justiça.

Confira íntegra da Carta de Cuiabá aqui.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira