Monday, 22 de July de 2019

ESPORTE


Olimpíada

Estudante do Tocantins é destaque regional na Olimpíada Fiocruz de Saúde e Meio Ambiente

26 Nov 2018    10:50
Divulgação Estudante do Tocantins é destaque regional na Olimpíada Fiocruz de Saúde e Meio Ambiente

O estudante Gabriel Oliveira Fernandes, 18 anos, aluno da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, e a professora Osita Nepomuceno do Nascimento viajaram para o Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira, 26, para participarem da Semana de Premiação da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e de Meio Ambiente (Obsma), evento que será realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), de 26 a 28 de novembro.

Gabriel participou da olimpíada na categoria produção de textos para alunos do ensino médio com uma redação denominada Ouro Terra. Gabriel ganhou destaque na região Centro-Oeste e teve o seu trabalho classificado em 1º lugar na fase regional. Como prêmio, ele e a professora ganharam a viagem ao Rio de Janeiro e concorrem ao prêmio nacional, que será divulgado na quarta-feira, 28, às 9h.

A professora Osita explicou que já estavam se preparando para a olimpíada desde o ano passado. “Já estávamos na expectativa de ganhar, apesar de ter enfrentado uma grande concorrência. Foram 460 trabalhos inscritos”, frisou.

Gabriel falou da experiência que vai adquirir para a vida participando desses dias de atividades no Rio de Janeiro. “Retratei no meu trabalho o cerrado e suas riquezas e coloquei como elementos o pequi, o ipê e denominei essa beleza de cor amarela como ouro de nossa terra. Estou confiante e espero vencer na etapa nacional”, ressaltou.

Olimpíada

Participam dessa Semana de premiação 70 professores e estudantes representantes de escolas de todas as regiões do Brasil. Durante os três dias, essa comitiva conhecerá a Fiocruz, o Castelo Mourisco, um museu que guarda documentos históricos e fotografias que retratam o Rio de Janeiro no século 20, e a história de personagens como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, entre outros aspectos históricos. Também haverá visitas ao Museu de Arte do Rio de Janeiro, ao Jardim Botânico e ao centro histórico da cidade.

A Comissão Organizadora do prêmio registrou entre 2017 e 2018, 1.228 trabalhos realizados em centenas de escolas. Nesse período houve o envolvimento de 67.179 alunos e 4.270 professores.

A Olimpíada, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz, é realizada a cada dois anos, e é voltada a alunos da educação básica. O objetivo é estimular projetos, ações e atividades educativas voltadas para os temas transversais Saúde e Meio Ambiente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira