Sunday, 05 de July de 2020

ESPORTE


Esporte

Governador Carlesse lança Jogos Estudantis e destaca esporte como fator de inclusão

04 Apr 2019
Divulgação Governador Carlesse lança Jogos Estudantis e destaca esporte como fator de inclusão

Com o objetivo de incentivar a prática do esporte e do paradesporto no seio escolar, o governador Mauro Carlesse lançou na tarde desta quinta-feira, 4, a 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e a 6ª edição dos jogos Estudantis Paradesportivos (Parajets). Os dois eventos contarão com mais de 20 mil atletas estudantes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos 139 municípios do Tocantins.

O lançamento foi realizado no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, deputados estaduais e outras autoridades. A solenidade contou com a apresentação do Balé Popular do Tocantins, com o espetáculo Valsa das Horas.

Para o governador Mauro Carlesse, o esporte é um fator de inclusão social, que oportuniza aos jovens uma vida digna por meio da prática esportiva no ambiente escolar. “É preciso tirar a criança da rua e do mal caminho, a educação e o esporte são os melhores meios para proporcionar oportunidades e esse governo estará sempre pronto para ajudar em todos os sentidos, tudo que envolver as crianças e os adolescentes, podem contar com o nosso governo”, afirmou o governador.

O vice-governador Wanderlei Barbosa também destacou o caráter inclusivo do esporte. “O esporte é uma forma de aproximar das boas práticas, despertar valores importantes que vão delinear a vida de um jovem. Nós confiamos no planejamento do nosso governo e o esporte está inserido nesse contexto”, ressaltou.

A titular da pasta da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou os Jogos Estudantis do Tocantins como uma ação do Governo do Estado que envolve todos os setores da administração pública estadual. “Essa iniciativa não é uma ação apenas da Seduc, pelo alcance social ela termina envolvendo todas as pastas e os jovens são o foco dessa iniciativa, que oportuniza e promove a inclusão dos jovens. É o cidadão de cada município que está sendo preparado para a vida e para representar o nosso Estado”.

Homenagens

Durante a solenidade foram homenageados 64 alunos de todo o Estado que foram medalhistas nos Jogos da Juventude 2018, bem como, na Paralimpíadas Escolares. Também receberam menções a equipe de Futsal do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix), campeões dos Jets, que representou o Tocantins nos Jogos da Juventude.

Recepção

Após a solenidade os estudantes foram recebidos pelo governador Mauro Carlesse em seu gabinete. “É uma alegria recebe-los aqui e o meu gabinete sempre estará aberto aos vocês, bem como, à toda a comunidade”, disse.

 Jets

Na edição deste ano, mais de 20 mil estudantes terão participação direta nos Jets e nos Parajets. Nos Jets, os estudantes são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas modalidades atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, futsal, voleibol, ciclismo, ginástica rítmica, basquete, badminton, handebol, judô e voleibol de praia. Já nos Parajets, eles também são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, e as modalidades são: atletismo, bocha, tênis de mesa, natação e judô.

Idealizado pela Secretaria de Educação, os Jogos Estudantis do Tocantins  se tornaram um importante instrumento de desenvolvimento integral dos alunos dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e particular do Tocantins. Por meio da vivência esportiva nos Jogos, os alunos desenvolvem suas habilidades físicas e sociais.

Os Jogos propõem o desenvolvimento de ações socioeducativas e culturais, uma vez que o desporto promove a integração e inclusão social, como está previsto na Constituição Brasileira de 1988, no artigo nº 217 que o garante como direito social de todos os cidadãos. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira