Wednesday, 20 de November de 2019

ESPORTE


Esporte

Governador Carlesse lança Jogos Estudantis e destaca esporte como fator de inclusão

04 Apr 2019    23:02
Divulgação Governador Carlesse lança Jogos Estudantis e destaca esporte como fator de inclusão

Com o objetivo de incentivar a prática do esporte e do paradesporto no seio escolar, o governador Mauro Carlesse lançou na tarde desta quinta-feira, 4, a 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e a 6ª edição dos jogos Estudantis Paradesportivos (Parajets). Os dois eventos contarão com mais de 20 mil atletas estudantes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos 139 municípios do Tocantins.

O lançamento foi realizado no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa, do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, deputados estaduais e outras autoridades. A solenidade contou com a apresentação do Balé Popular do Tocantins, com o espetáculo Valsa das Horas.

Para o governador Mauro Carlesse, o esporte é um fator de inclusão social, que oportuniza aos jovens uma vida digna por meio da prática esportiva no ambiente escolar. “É preciso tirar a criança da rua e do mal caminho, a educação e o esporte são os melhores meios para proporcionar oportunidades e esse governo estará sempre pronto para ajudar em todos os sentidos, tudo que envolver as crianças e os adolescentes, podem contar com o nosso governo”, afirmou o governador.

O vice-governador Wanderlei Barbosa também destacou o caráter inclusivo do esporte. “O esporte é uma forma de aproximar das boas práticas, despertar valores importantes que vão delinear a vida de um jovem. Nós confiamos no planejamento do nosso governo e o esporte está inserido nesse contexto”, ressaltou.

A titular da pasta da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou os Jogos Estudantis do Tocantins como uma ação do Governo do Estado que envolve todos os setores da administração pública estadual. “Essa iniciativa não é uma ação apenas da Seduc, pelo alcance social ela termina envolvendo todas as pastas e os jovens são o foco dessa iniciativa, que oportuniza e promove a inclusão dos jovens. É o cidadão de cada município que está sendo preparado para a vida e para representar o nosso Estado”.

Homenagens

Durante a solenidade foram homenageados 64 alunos de todo o Estado que foram medalhistas nos Jogos da Juventude 2018, bem como, na Paralimpíadas Escolares. Também receberam menções a equipe de Futsal do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix), campeões dos Jets, que representou o Tocantins nos Jogos da Juventude.

Recepção

Após a solenidade os estudantes foram recebidos pelo governador Mauro Carlesse em seu gabinete. “É uma alegria recebe-los aqui e o meu gabinete sempre estará aberto aos vocês, bem como, à toda a comunidade”, disse.

 Jets

Na edição deste ano, mais de 20 mil estudantes terão participação direta nos Jets e nos Parajets. Nos Jets, os estudantes são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas modalidades atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação, futsal, voleibol, ciclismo, ginástica rítmica, basquete, badminton, handebol, judô e voleibol de praia. Já nos Parajets, eles também são divididos nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, e as modalidades são: atletismo, bocha, tênis de mesa, natação e judô.

Idealizado pela Secretaria de Educação, os Jogos Estudantis do Tocantins  se tornaram um importante instrumento de desenvolvimento integral dos alunos dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e particular do Tocantins. Por meio da vivência esportiva nos Jogos, os alunos desenvolvem suas habilidades físicas e sociais.

Os Jogos propõem o desenvolvimento de ações socioeducativas e culturais, uma vez que o desporto promove a integração e inclusão social, como está previsto na Constituição Brasileira de 1988, no artigo nº 217 que o garante como direito social de todos os cidadãos. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Refis 2019

Refis 2019 já negociou R$ 96,6 milhões, mas débitos ainda podem ser regularizados até 30 de novembro

O secretário de Finanças, Rogério Ramos alerta para que os contribuintes fiquem atentos para não perderem a oportunidade de negociar seus débitos e ficarem em dias com os tributos municipais.

Consciência Negra

Dia da Consciência Negra é oportunidade de reflexão, diz ativista

Apesar disso, a data, que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, não é feriado nacional.



Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado

Obras de manutenção e reabertura foi fruto de parceria do Governo do Estado e do Grupo Amigos do Palacinho


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro

Segunda etapa de 18 a 30 de novembro, para jovens e adultos entre 20 a 29 anos, e o Dia D será em 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso


Cantão

Presidente da Adetuc recebe visita de empresário de turismo de aventura da região do Cantão



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira