Saturday, 19 de September de 2020

ESPORTE


Meio Ambiente

Parque do Cantão incentiva consumo consciente em oficina no Dia Nacional do Cerrado

13 Sep 2019
Parque do Cantão incentiva consumo consciente em oficina no Dia Nacional do Cerrado

Na tarde da última quarta-feira, 11, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou a oficina de Práticas Ecológicas ministrada nas dependências do Parque Estadual do Cantão (PEC). A capacitação tem o objetivo de incentivar a redução do descarte de materiais reaproveitáveis no lixo, com a produção de blocos de anotações e decoração de vidros, bem como a adoção do consumo consciente.

 

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, destacou que a oficina ensina técnicas de reaproveitamento de materiais que podem contribuir com a redução do descarte de materiais que ainda possuem utilidade no lixo. A educadora explica que o reaproveitamento e a reutilização desses materiais podem resultar em produtos decorativos, como os vidros que receberam aplicação de técnicas artesanais; ou ainda de utilidade diária, como os blocos de anotação personalizados para eventos e encontros de grupos.

 

Edna Mendonça, educadora Ambiental do Instituto, disse que a cada edição da oficina são apresentadas técnicas de reaproveitamento para diferentes materiais. Mas que a equipe sempre dedica atenção especial para os recipientes de vidro, por sua resistência na natureza. Edna Mendonça enfatizou que para alguns participantes da oficina, os produtos geram complemento de renda da família.

 

A diretora da Escola Municipal Aristeu Camargo do município de Caseara, Nilvanete Paiva, acredita que a oficina de reaproveitamento é muito importante para formação de multiplicadores, especialmente aos profissionais que atuam na educação, organizações não governamentais e instituições. Pois resulta na formação de propagadores de boas práticas ambientais, para a sociedade. Segundo a diretora, a questão do lixo é uma preocupação dos municípios turísticos e ela pretende compartilhar os conhecimentos da oficina com os 480 alunos da escola. No ponto de vista da educadora, com o envolvimento de pelo menos 10% desses alunos, a sensibilização para o processo erradicação do lixo na cidade pode alcançar o sucesso.

 

O gerente do PEC, Adailton Glória, considera importantes os conhecimentos oferecidos na oficina, pois os grupos escolares, religiosos e demais seguimentos, frequentadores do Parque, constantemente ornamentam eventos e organizam materiais para seus encontros. Para o gerente a adoção das técnicas apresentadas pode agregar evidência às ações desses grupos, tornando-os exemplo para o restante da sociedade, como organizações que incentivam o consumo consciente e a preservação de recursos naturais. Adailton Glória disse ainda, que parte da área do Parque do Cantão é composta pelo bioma Cerrado e seus recursos naturais devem ser preservados com uso sustentável da sua biodiversidade.

 

Márcio Messias de Paula, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Caseara, elogiou a iniciativa e destacou a importância dos conhecimentos oferecidos na oficina para as comunidades locais. Para Márcio de Paula as informações passadas na capacitação também oferecem alternativas de práticas ambientais para os trabalhadores e trabalhadoras rural da região.

 

A equipe de Educação Ambiental do Naturatins encerra a rodada de oficinas dedicadas a programação do Dia Nacional do Cerrado ao longo do dia, no Assentamento Onalício Barros em Caseara.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira