Tuesday, 25 de June de 2019

ESPORTE


SD-TO

Tiago Dimas defende Sistema S ao destacar excelência das entidades em áreas onde o poder público não consegue atuar

02 Jun 2019    10:49    alterado em 03/06 às 10:49
Tiago Dimas defende Sistema S ao destacar excelência das entidades em áreas onde o poder público não consegue atuar

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) defendeu, nesta quinta-feira, 30 de maio, a necessidade do trabalho do Sistema S (Senai, Sesc, Senac e Sesi) para o Brasil e para o Tocantins, ressaltando que estas entidades têm uma atuação primordial que está muito longe de ser oferecida pelos governos. “As instituições do Sistema S contribuem significativamente para o desenvolvimento do país. O poder público não consegue fazer o que elas fazem, a exemplo do Senai, que oferece qualificação técnica de graça, ou baixíssimo custo, por meio de um serviço de excelência”, ressaltou o deputado, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços na Câmara.

Tiago Dimas é membro titular da comissão, que recebeu representantes da diretoria de todas as entidades que compõem o Sistema S para debater os rumos das instituições após o governo federal sinalizar com a possibilidade de um corte de 30% dos repasses às entidades.

O deputado contou que sempre teve uma relação afetiva com o sistema, tendo em vista que seu pai, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foi um dos fundadores e depois presidente do Sinduscon-TO (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins) e, depois, presidiu a Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins), onde o deputado chegou a utilizar bastante os serviços oferecidos. “Acho estranho quando vem um representante do Ministério da Economia aqui e fala de qualificação, de inserir jovens no mercado de trabalho, mas vagamente, sem dar detalhes. E, isso querendo ou não, é hoje feito via o Sistema S com muita competência”, salientou o parlamentar, ao destacar a importância dos serviços oferecidos pelo Sistema aos empresários e aos trabalhadores dos setores do comércio e da indústria, tanto na qualificação, como na atenção à saúde e ação social.

Ajustes
O deputado destacou que o Brasil vive um momento de crise econômica e todos estão fazendo ajustes nas suas contas, o que naturalmente precisará ser feito pelo também Sistema S. “Não é diferente, todo cidadão hoje procura fazer economias em casa, isso passa pelo poder público e as instituições que vocês representam também precisam enfrentar”, frisou, ao destacar, porém, que esses ajustes não podem atrapalhar os serviços disponibilizados.

O deputado também solicitou algumas informações específicas de transparência e dados do sistema, com o objetivo de estar respaldado para eventuais enfrentamentos sobre cortes de recursos.

Atuação
Nesta semana, Tiago Dimas ainda usou o espaço do Plenário da Câmara para reafirmar seu compromisso com o Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins) e salientar a necessidade de investimentos públicos que aquela região necessita. Na terça-feira, 28 de maio, Tiago Dimas esteve na abertura dos debates sobre o PPA (Plano Plurianual) feita pelo governo do Tocantins em Araguatins. Para o deputado, o PPA é o ponto de partida para levar investimentos à região.

“Aproveito o tempo para mandar abraço carinhoso ao Bico do Papagaio. Estive na abertura das audiências públicas do PPA na Região Norte do Tocantins agora há pouco”, frisou o parlamentar, ao destacar que o Bico do Papagaio precisa de investimentos públicos de qualidade, que possam promover desenvolvimento para a região.

O deputado lembrou o Projeto Sampaio (irrigação), que já custou mais de R$ 135 milhões, prometeu geração de emprego e renda, mas não colocou água em um hectare de terra sequer. “O PPA é importante para que as coisas sejam bem feitas. A região espera ações efetivas e concretas”, afirmou o deputado.

UFT
O deputado aproveitou, ainda nessa semana, para parabenizar a UFT (Universidade Federal do Tocantins) pela inauguração da sua usina de energia solar. A obra, feita com recursos obtidos através de trabalho da sua colega deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO), já é responsável pelo fornecimento de 50% da energia do campus de Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira