Wednesday, 23 de September de 2020

ESTADO


Viver

Agosto traz programação cultural diversificada com atrações locais e nacionais

01 Aug 2018
ASCOM/Divulgação Agosto traz programação cultural diversificada com atrações locais e nacionais Terça Literária, 4ª Clássica, exposições, show de humor e musicais estão entre as atrações do mês

Agosto carrega a pecha de ser um mês longo e cansativo, mas no que depender da Fundação Cultural de Palmas, a volta à rotina do palmense, após as férias de julho, vai ter a leveza que só a arte pode proporcionar, por meio da música, artes visuais, teatro e cinema. A programação de agosto traz uma diversidade de atrações artísticas desde os projetos permanentes, como o Terça Literária e o 4ª Clássica, a exposições, show de humor, musicais, dentre outras atrações artísticas e culturais.

 

Já no início do mês, o Theatro Fernanda Montenegro recebe nos dias 03, 04 e 05 de agosto o musical Mamonas Assassinas. O show promete matar a saudade do grupo que divertiu e encantou os anos 1990.

 

Também nesta sexta-feira, 03, no Núcleo de Leitura e Arte (Nila),  acontece a abertura da exposição coletiva de Artes Visuais “Mulheres”. Ainda na área de Artes Visuais, no dia 07 é o início da exposição “Desenhando Caminhos”, de alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Já no final do mês, dia 30, será realizada a abertura do Salão Palmense de Novos Artistas.

 

A tradicional 4ª Clássica retorna em três edições, com a “Orquestra Celebrai” no dia 08, “03 Matutos e um Arigó”, no dia 15, e a “Orquestra Mirim da Guarda”, no dia 22.  Ainda na música o Coral Municipal apresenta o espetáculo “Carminum Cantus”, no dia 10.

 

Na literatura, no dia 09, será o lançamento do livro “DICIONÁRIO - Dicionário de Vocábulos e Expressões - O humor levado a sério”, do escritor Boleslaw Daroszewski Júnior, no Nila. Já no dia 14, será o retorno do Terça Literária, com apresentação do espetáculo “Dos Brotos Verdes das Abóboras ao Azul do Senado”, do escritor Sadi Cassol, no Theatro Fernanda Montenegro.

 

O humor também estará em pauta, com “fruto da terra”, o humorista Paulo Vieira, que apresentará seu show solo no dia 18 de agosto, no Theatro Fernanda Montenegro. Já o Cine Cultura, além da programação normal, de quarta-feira a domingo, com o melhor do cinema nacional e dos festivais nacionais e internacionais, receberá o projeto “Telas em Cena”, do Ponto de Cultura Instituto Social, com a participação de diretores e representantes do audiovisual brasileiro, para troca de experiências com público e profissionais do audiovisual do Tocantins. No dia 09, será realizada a pré-estreia do longa "Sertão Velho Cerrado", com a presença do diretor André D'Elia e do representante da distribuidora O2 Play, Jair Silva. E no dia 16, será a pré-estreia do longa “Vinte Anos”, com a presença da diretora Alice Andrade e do representante da distribuidora ArtHouse Felipe Faria.

 

Além dos eventos, a cultura também estará em debate no dia 14, com a realização do Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas e do dia 31 do “Teia – Encontro Municipal de Pontos de Cultura”.

 

Confira a programação completa

 

 

Data

Evento

Horas

Local

03

 

Abertura da Exposição “Mulheres” – (03 a 24/08)

19h30

Galeria Municipal de Artes - Nila

07

Abertura de Exposição “Desenhando Caminhos” - Alunos do Curso FIC de Ilustração do IFTO

19h

Salão de Exposições da FCP

08

Quarta Clássica -“Orquestra Celebrai”

20h

Theatro Fernanda Montenegro

09

Telas em Cena – Sertão Velho  - Ponto de Cultural Inst. Social

19h

Cine Cultura

09

Lançamento do Livro “DICIONÁRIO – Dicionário de  Vocábulos e Expressões – O Humor Levado a Sério”, do Escritor Boleslaw Daroszewski Júnior 

19h

Galeria Municipal de Artes - Nila

10

Concerto do Coral Municipal de Palmas

“Carminum Cantus”

20h

Theatro Fernanda Montenegro

14

Terça Literária – “Dos Brotos Verdes das Abóboras ao Azul do Senado”  - Escritor Sadi Cassol)

20h

Theatro Fernanda Montenegro

15

Quarta Clássica - “3 Matutos e um Arigó”

20h

Theatro Fernanda Montenegro

16

Telas em Cena – “Vinte Anos” – Ponto de Cultura Inst. Social

19h

Cine Cultura

18

Solo “Juntei Tudo pra te Contar” - Paulo Vieira

 

Theatro Fernanda Montenegro

22

Quarta Clássica “Orquestra Mirim GMP”

20h

Theatro Fernanda Montenegro

31

Abertura do “II Salão Palmense de Novos Artistas” ( 01/08 a 29/09)

 

19h30

Galeria Municipal de Artes - Nila


COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento

LDO é encaminhada à Comissão de Finanças

Na proposta, o governo salienta que a LDO foi eloborada durante a pandemia do novo coronavírus (COVID -19), período de decretação do Estado de Calamidade Pública em todo o território do Tocantins.

Saúde

Tocantins registra 786 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 195.370 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 64.273 casos confirmados. Destes, 46.843 pacientes estão recuperados, 16.553 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 877 pacientes foram a óbito.



Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

21ª edição do Fórum de Governadores começou nesta terça, 22, em formato virtual


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde

Para a ocasião, a mesa diretora da Câmara convocou todos os vereadores, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde e o Secretário Municipal de Saúde responsável pela Gestão do SUS.


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos

O recurso vai beneficiar cerca de 6 mil pequenos agricultores vinculados na proposta vigente a comercializarem seus produtos ao Programa, fortalecendo assim a agricultura familiar e contribuindo para a retomada econômica do pequeno produtor.


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira