Friday, 07 de August de 2020

ESTADO


Dengue

Alunos conscientizam comunidade palmense

26 Mar 2009

Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Cora Coralina, de Palmas, fizeram um mutirão de limpeza contra a dengue na última quarta-feira, 25. As crianças contaram com o apoio de agentes de Endemias e agentes Comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Cerca de 300 alunos de nove a 12 anos de idade, depois de uma passeata, conduzindo cartazes e mascotes do mosquito Aedes aegypti, partiram em direção às residências, lotes baldios e estabelecimentos comerciais da região Norte da capital, de onde foram recolhidos vários sacos de lixo e material reciclável.

De acordo com Samuel Bonilha, titular da Semus, o envolvimento dos estudantes em ações dessa natureza é de suma importância para manter a dengue longe. “As crianças são excelentes parceiras, pois levam o aprendizado a sério e cobram comportamento adequado dos adultos, na hora de prevenir a doença. Os estudantes foram colaboradores importantes na redução de 88% no número de notificações registradas em Palmas, neste ano”, avalia.

 

Da teoria à prática

“No mutirão, os alunos aplicaram na prática, o que aprenderam na teoria”, enfatiza Marilda Belizário, diretora da escola, acrescentando que objetivo da ação foi mostrar aos alunos os criadouros in loco. A finalidade foi para ensinar como detectar, eliminar os focos e criadouros do transmissor da doença, além de orientar os moradores, quanto ao manejo e prevenção da dengue, tornando-os multiplicadores das ações de prevenção e de combate ao vetor na capital.

Biólogos e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Semus estiveram, durante uma semana, promovendo palestras educativas de sala em sala na Escola Municipal de Tempo Integral Cora Coralina, onde esteve montado também o Laboratório de Entomologia do CCZ, que mostra todas as fases de evolução do mosquito Aedes aegypti. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Alguns dos sintomas das duas doenças são iguais

Auxílio Emergencial

Governo do Tocantins orienta sobre o calendário da 5ª parcela do Auxílio Emergencial para o Bolsa Família

O Auxilio Emergencial para o Bolsa Família segue o cronograma padrão do benefício e o pagamento inicia em 20 de agosto e termina no dia 31.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira