Tuesday, 14 de July de 2020

ESTADO


Dia do Jornalista

Associação de empresas de comunicação protesta conta governo e nota repercute na AL

08 Apr 2009

Em nota divulgada nesta terça-feira, 7, Dia do Jornalista, a Associação das Pequenas Empresas de Comunicação do Estado do Tocantins (Aspectins) afirma que o governo do Tocantins é hoje "o maior anunciante do Estado”, no entanto não vem pagando em dia aos pequenos veículos de comunicação, o que está ocasionando grande transtornos para o setor, inclusive demissões de jornalistas.

A Aspectins decreta na nota que o Dia do Jornalista é um dia de luto. Porque, segundo a associação, as empresas de comunicação estão "morrendo diante da falta de respeito e de seriedade de quem, num Estado carente como o nosso, é o maior anunciante: o Poder Público".

Conforme a nota, nos últimos dois anos, o número de postos de trabalho nas empresas de comunicação do Estado foi reduzido drasticamente. "Dezenas e dezenas de pais de família perderam seus empregos e outros estão perdendo neste momento”, continua a nota, ao fazer referência a inconstância nos pagamentos por parte da Secom. "Vários veículos tradicionais da comunicação do Tocantins correm sério risco de fechar as portas, causando um irreparável prejuízo para a cultura e para a democracia do nosso Estado."

 

Assembleia

O manifesto da Aspectins foi o tema central das discussões em duas sessões da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 7. De manhã, o documento foi lido pela deputada Luana Ribeiro (PR) durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista. Apesar da clara insatisfação, os parlamentares da bancada de governo optaram por não responder às críticas e manter o planejamento da cerimônia. Presidindo a sessão, Júnior Coimbra (PMDB) chegou a pedir à líder do governo, Josi Nunes (PMDB), que não respondesse às críticas naquele momento, para não perder o caráter “festivo” da sessão. À tarde, no entanto, Josi Nunes usou a tribuna para enumerar uma série de ações que o governo está desenvolvendo no setor econômico e social. Também na parte da tarde, o presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), negou que a Casa também possua dívidas com as empresas, como afirma a Aspectins no manifesto. Assim como na sessão matutina, as homenagens aos jornalistas foram constantes durante a sessão extraordinária da tarde.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Planos de saúde são obrigados a realizar exame da covid-19, informa Núcleo da Defensoria Pública

Saiba como solicitar a realização do exame e outras informações úteis sobre o atendimento de planos de saúde em tempos de pandemia


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira