Friday, 13 de December de 2019

ESTADO


Cidadania

Campanha de erradicação do sub-registro é reforçada pela Seciju

19 Nov 2008

A Secretaria da Cidadania e Justiça começou a mobilizar os municípios para que os gestores municipais façam a sua adesão à Mobilização Nacional para o Registro de Nascimento, intitulada ‘Por um Brasil com nome e sobrenome’.

Na manhã da última segunda-feira, 17, foi realizada no Cartório Civil de Taquaralto, a abertura oficial da Semana Nacional de Mobilização pelo Registro Civil, que está sendo promovida pelo Conselho Nacional de Justiça. Estiveram presentes na solenidade, o secretário da Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres, o desembargador Daniel Negry, presidente do Tribunal de Justiça, e outras autoridades.

O objetivo é mobilizar todos os seguimentos da sociedade para erradicar o Sub-registro (sem Registro Civil) em todas as cidades tocantinenses e informar as pessoas sobre a importância de ter o registro civil na vida do cidadão.

“Sem a Certidão de Nascimento fica mais difícil garantir outros direitos fundamentais da criança como o atendimento de saúde, acesso ao ensino público e outros benefícios em programas sociais do governo, federal, estadual e municipal”, disse o secretário Télio Ayres.

O presidente da Asmeto, juiz Allan Martins Ferreira, explicou que o registro é fundamental na vida de uma pessoa, somente assim, ela poderá ser reconhecida como cidadão. A pessoa não registrada, logo ela não existe e deixa de usufruir muitos benefícios que lhe é de direito.

O juiz e coordenador estadual da Campanha pelo Registro Civil de Nascimento, Helvécio de Brito Maia Neto, esclareceu “É alarmante a quantidade de pessoas sem registro civil no Tocantins. Vamos mobilizar todos os cartórios e agentes de saúde, para que possam identificar e repassar esses números para erradicarmos e se possível atingir a meta do governo federal que é redução de 13,9% para 5%”.

A Semana de Mobilização irá até o dia 21 de novembro. A Secretaria da Cidadania e Justiça é parceira da campanha e irá promover ações do Balcão da Cidadania nos municípios que apresentarem maiores índices de sub-registro.

COMPARTILHE:


Confira também:


Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios

Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira