Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

ESTADO


Educação superior

Católica discute Direito com foco na Interdisciplinaridade

03 Jun 2008

A importância de incluir as diferentes áreas científicas ao conhecimento jurídico foi a tônica do II Encontro Jurídico da FACDO - Faculdade Católica Dom Orione, que aconteceu no auditório da entidade, em Araguaína, entre os dia 08, 09 e 10 de maio.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Direito da FACDO, Ronam Pinto Nunes Garcia, o encontro teve como objetivo complementar a grade curricular com atividades extra-classe para o grupo de acadêmicos. “Dessa vez, o foco do debate foi a interdisciplinaridade”, observou.

O coordenador ressalta que os encontros são realizados em todo o país. Mesmo assim, na região norte do estado e no entorno compreendendo as cidades circunvizinhas, há muitos cursos de Direito, o que, em sua avaliação, justifica a necessidade de ampliar os encontros. “Em nossa região, num raio de 300 quilômetros, existem muitos cursos de Direito. Por isso, é importante oferecer atividades como essas”, justifica.

Para Garcia, outras áreas influenciam no curso de Direito e no curso de investigações. Para legitimar sua afirmação, ele cita o recente caso Izabela Nardoni e as perícias que foram sendo feitas para se chegar ao autor do crime. Segundo ele, tais perícias envolvem a física, a psicologia, a filosofia. “Além de tratar da questão jurídica, queremos encaixar a prática interdisciplinar”, observa ele, afirmando que a instituição está preocupada com o ensino.

No encontro, que contou com a participação de renomados palestrantes da área, aconteceu o lançamento do livro Curso de Direito Criminal: Parte Geral, de autoria do professor paraense Elder Lisboa Ferreira da Costa, que também ministrou palestra aos acadêmicos.

O professor e coordenador ressaltou ainda que a instituição Católica não tem fins lucrativos, e que o arrecadado nas mensalidades dos alunos é revestido em benefícios para os cursos. “Isso fará o diferencial na qualidade, pois afasta o risco do mercantilismo”, declarou acrescentando ainda que, no Exame ENADE, que avalia o desempenho do ensino, a FACDO ficou em segundo lugar na última avaliação ficando, atrás apenas da UFT – Universidade Federal do Tocantins na categoria ingressantes.

 

Exame da OAB

Sobre a atuação na área de Direito em Araguaína, informou que a cidade possui cerca de 200 advogados inscritos na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Em relação ao exame da instituição, que avalia a qualidade dos cursos, salientou que no Tocantins há 12 cursos de Direito, e que destes somente quatro foram submetidos ao exame da OAB. O coordenador esclareceu que o exame só é oferecido para os já formados. “Só as instituições como UFT, ULBRA, UNIRG e FIESC já formaram turmas. A Católica daqui e o ITPAC ainda não. Na época do resultado, alardearam como se nossa cidade estivesse incluída, é preciso fazer essa ressalva”, afirmou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

11

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

14

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


HGP

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Além do marco de dez mil procedimentos, a equipe envolvida celebra o sucesso e a agilidade do serviço prestado à população

CPI do PreviPalmas

Presidente da CPI do PreviPalmas convoca envolvidos com investimentos suspeitos a prestarem esclarecimentos

Na ocasião, Geo convocou o ex-presidente do PreviPalmas, Maxcilane Fleury, o ex-diretor de investimentos, Fábio Matins, o ex-secretário Municipal de Finanças, Christian Zini e citou uma quarta pessoa que será convocada após o período eleitoral



Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi

Após uma pausa na campanha, para acompanhar sua mãe com problema de saúde em São Paulo, o governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, voltou a Gurupi, nesta quarta-feira, 19, e foi surpreendido por uma multidão que o


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira