Thursday, 21 de November de 2019

ESTADO


Educação superior

Católica discute Direito com foco na Interdisciplinaridade

03 Jun 2008

A importância de incluir as diferentes áreas científicas ao conhecimento jurídico foi a tônica do II Encontro Jurídico da FACDO - Faculdade Católica Dom Orione, que aconteceu no auditório da entidade, em Araguaína, entre os dia 08, 09 e 10 de maio.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Direito da FACDO, Ronam Pinto Nunes Garcia, o encontro teve como objetivo complementar a grade curricular com atividades extra-classe para o grupo de acadêmicos. “Dessa vez, o foco do debate foi a interdisciplinaridade”, observou.

O coordenador ressalta que os encontros são realizados em todo o país. Mesmo assim, na região norte do estado e no entorno compreendendo as cidades circunvizinhas, há muitos cursos de Direito, o que, em sua avaliação, justifica a necessidade de ampliar os encontros. “Em nossa região, num raio de 300 quilômetros, existem muitos cursos de Direito. Por isso, é importante oferecer atividades como essas”, justifica.

Para Garcia, outras áreas influenciam no curso de Direito e no curso de investigações. Para legitimar sua afirmação, ele cita o recente caso Izabela Nardoni e as perícias que foram sendo feitas para se chegar ao autor do crime. Segundo ele, tais perícias envolvem a física, a psicologia, a filosofia. “Além de tratar da questão jurídica, queremos encaixar a prática interdisciplinar”, observa ele, afirmando que a instituição está preocupada com o ensino.

No encontro, que contou com a participação de renomados palestrantes da área, aconteceu o lançamento do livro Curso de Direito Criminal: Parte Geral, de autoria do professor paraense Elder Lisboa Ferreira da Costa, que também ministrou palestra aos acadêmicos.

O professor e coordenador ressaltou ainda que a instituição Católica não tem fins lucrativos, e que o arrecadado nas mensalidades dos alunos é revestido em benefícios para os cursos. “Isso fará o diferencial na qualidade, pois afasta o risco do mercantilismo”, declarou acrescentando ainda que, no Exame ENADE, que avalia o desempenho do ensino, a FACDO ficou em segundo lugar na última avaliação ficando, atrás apenas da UFT – Universidade Federal do Tocantins na categoria ingressantes.

 

Exame da OAB

Sobre a atuação na área de Direito em Araguaína, informou que a cidade possui cerca de 200 advogados inscritos na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. Em relação ao exame da instituição, que avalia a qualidade dos cursos, salientou que no Tocantins há 12 cursos de Direito, e que destes somente quatro foram submetidos ao exame da OAB. O coordenador esclareceu que o exame só é oferecido para os já formados. “Só as instituições como UFT, ULBRA, UNIRG e FIESC já formaram turmas. A Católica daqui e o ITPAC ainda não. Na época do resultado, alardearam como se nossa cidade estivesse incluída, é preciso fazer essa ressalva”, afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Política

Nenhum ministro fará parte de novo partido, diz Bolsonaro

Aliança pelo Brasil está em fase de criação

Hospital de Amor

Com apoio de voluntários da AL, unidade do Hospital do Amor de Palmas será entregue em 2020

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa.



Mobilização

Força tarefa se mobiliza em prol de indígenas venezuelanos refugiados em Palmas

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, destaca que o trabalho de abordagem e ajuda é complexo, por ser tratar de refugiados indígenas, que têm referências muito diferentes da realidade brasileira.


Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro

Reunião ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, serviu também para apresentação do plano de investimentos dos recursos já assegurados


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira