Tuesday, 07 de July de 2020

ESTADO


Palmas

Censo 2010 é debatido em encontro do prefeito Raul Filho e presidente do IBGE

12 Aug 2010

A metodologia utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo 2010 foi o assunto discutido na manhã desta quinta-feira, 12, num encontro entre o prefeito Raul Filho e o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes na Prefeitura Municipal.

Criticada no último censo pelos governantes do poder executivo e legislativo municipal, de acordo com o IBGE, a metodologia sofreu alterações e espera-se que com isso a contagem populacional seja fiel ao número de habitantes da Capital, estimada em mais de 200 mil pelo prefeito Raul Filho.

Durante a reunião, o presidente Eduardo Pereira Nunes abordou os métodos utilizados pelo instituto e ressaltou que, além das visitas domiciliares realizadas como em todos os censos, este ano o censo conta com a entrevista censitária via internet.
Segundo o IBGE, Palmas conta com 180 recenseadores para atender aos 70 mil domicílios urbanos cadastrados, e em apenas uma semana de censo, já visitaram 17 mil domicílios e deste número 13 mil já foram concluídos. Isso significa 20% dos domicílios da Capital.   

“Se continuarmos assim, vejo que não teremos problemas em Palmas e esse desempenho se deve tanto a equipe preparada e estrutura do IBGE, quanto a nossos três postos de coleta cedidos e bem equipados pela Prefeitura Municipal”, finalizou presidente Eduardo Pereira Nunes.

Para o prefeito Raul Filho, a organização e o propósito do instituto em radiografar o país podem ser sentidos em suas ações, mas reforça: “o povo precisa abrir suas portas para o recenseador para que ele mesmo, futuramente, seja beneficiado”. “Para que o Censo 2010 espelhe a população real de Palmas, o IBGE precisa da colaboração de todos”, finalizou o prefeito.


FPM
A redução de 51% nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassados para Palmas, algo em torno de 80 milhões de reais, foi novamente exposta pelo prefeito Raul Filho. “Esta redução se deve aos dados dispostos pelo IBGE no último censo, não queremos este prejuízo de novo nos cofres públicos”, ponderou o prefeito.

Para o prefeito toda a Região Norte do país e Palmas, em sua peculiaridade de capital mais nova do Brasil, precisa se conscientizar da importância do censo. “Negar o censo significa menos orçamento, menos serviços públicos e conseqüentemente, menor qualidade de vida”, frisou o prefeito.

Censo via internet
As entrevistas via internet ocorrerão no caso de o morador por algum motivo, no momento da visita do recenseador não puder atendê-lo, esse lhe dará um envelope constando um login e uma senha para acessar o sistema do instituto e efetuar a entrevista, ressaltou o presidente. E alertou, “o IBGE não envia senhas por e-mail”.

Domicílios fechados
De acordo com o IBGE, em casos de domicílios fechados, o recenseador retornará para que seja realizada a entrevista censitária. E informa ainda que os recenseadores não têm horário fixo visto que a maioria dos moradores trabalha fora, esses atuam tanto de dia como à noite e também aos finais de semana.

O censo 2010 se encerra no dia 31 de outubro e o presidente Eduardo Pereira Nunes aconselha os moradores palmenses que não foram entrevistados, entrem em contato com o IBGE pelo 0800-721 8181 ou 3215-1907 e informe seus dados e melhor horário de visita do recenseador para que o censo retrate de fato a população do município. (Informações da ascop)

COMPARTILHE:


Confira também:


Inscrições Sisu

Começam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, serão ofertadas vagas na modalidade a distância

Fraudes Bancárias

Polícia Federal desarticula grupo criminoso especializado em fraudes bancárias no Tocantins

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, cuja pena pode ultrapassar cinco anos de reclusão.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira