Friday, 22 de March de 2019

ESTADO


Acidentes elétricos

Coapa realiza curso com foco na prevenção de acidentes com eletricidade

03 Aug 2018    18:34    alterado em 03/08 às 18:34
ASCOM/Divulgação Coapa realiza curso com foco na prevenção de acidentes com eletricidade

A segurança de seus colaboradores é uma preocupação constante na Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins). Pensando nisto, foi realizado de 1º a 3 de agosto, o curso “NR-10 Segurança em Instalações e serviços com eletricidade”

Com 20 hora de duração, a capacitação buscou habilitar os profissionais designados para o trabalho realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas na norma regulamentadora nº 10, um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade, que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

O curso teve 13 participantes, sendo 11 colaboradores da Coapa e duas pessoas da comunidade de Pedro Afonso. As atividades foram realizadas no auditório e no armazém de grãos da cooperativa.

Aliando prática e teoria, o instrutor Ricardo Martinello abordou vários assuntos, entre eles riscos em instalações e serviços com eletricidade; técnicas de análise de riscos; medidas de controle dos riscos elétricos; equipamentos de proteção coletiva; proteção e combate a incêndio; acidentes de origem elétrica e primeiros socorros e responsabilidades.

O curso foi realizado com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins).

Origem da NR-10

A eletricidade tornou-se indispensável à sociedade. Por isso, cada vez mais se investe na otimização e ampliação das instalações elétricas, assim como na contratação de mão-de-obra para a realização de serviços que envolva a eletricidade. Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego através da Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, regulamentou a norma regulamentadora nº 10 (Instalações e Serviços de Eletricidade), que posteriormente reformulada pela Portaria n.º 598, de 07 de dezembro de 2004, titulou-se como a norma regulamentadora nº 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade).

COMPARTILHE:


Confira também:


Relações Internacionais

Trump sinaliza que vai facilitar visto para brasileiros, diz Bolsonaro

Presidente comentou viagem aos EUA em transmissão ao vivo na internet

Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte

Segundo o delegado responsável pela operação, Thiago Bustorff, as diligências estão ocorrendo nos municípios de Araguatinas, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins e Palmas.


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio

Ainda de acordo com o delegado, a operação ainda está em curso, sendo que a suposta autora foi presa e encaminhada para a unidade prisional feminina de Palmas.


Sustentabilidade

Bandeirantes comemora ações e resultados no Dia Mundial da Água

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, cujo objetivo é construir junto às comunidades carentes do país


Palmas

Força Tática do 1° BPM realiza prisão de autores de vários roubos na Região central da Capital


Ensaio Fotográfico

Vamos falar de Síndrome de Down


São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira