Wednesday, 25 de April de 2018

Wednesday, 25 de April de 2018

ESTADO


Câmara de Palmas

Coleta de informações e treinamento são os próximos passos para modernização da Câmara de Palmas

03 May 2017

A Câmara de Palmas está dando os próximos passos para a implantação do Programa Interlegis, um sistema completo, criado especialmente para o legislativo e que trará mais transparência aos trabalhos dos vereadores da Capital. Na semana passada, três técnicos da área de Informática da Casa viajaram a Brasília para participar do curso de capacitação para acesso e uso do programa.
 
De acordo com chefe do departamento de Tecnologia da Informação da Câmara, Luiz Kawasaka Filho, o treinamento recebido no Senado Federal possibilitou um conhecimento aprofundado sobre a estrutura e o funcionamento do Interlegis. "O curso nos deu uma visão ampla do programa. Agora nós precisamos coletar informações para fomentar o sistema. Depois disso, vamos partir para o treinamento do pessoal que trabalha na Casa", explica.
 
O treinamento foi realizado em duas etapas: a primeira consiste na orientação para acesso ao Portal Modelo e a segunda inclui o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), um software livre, que agrega todas as etapas do funcionamento do processo legislativo.
 
O responsável por ministrar as aulas foi o instrutor do Interlegis, Cláudio Morale. Segundo ele, muitas Câmaras, logo após a implantação do SAPL, aboliram o uso do papel, já que todas as informações passaram a constar no sistema. "O SAPL traz ainda mais transparência para a Câmara. Qualquer cidadão pode saber o que acontece na Casa e os projetos podem ser acessados diretamente pelo portal", pontua.
 
Os outros técnicos que participaram do treinamento foram João Victor Moreira Silva e Alexandre Alves Neves, que também ficaram impressionados com a amplitude do programa. "Eu achei que o curso foi ótimo para o entendimento do funcionamento do SAPL e do Portal Modelo, ampliando a visão das funcionalidades e das ideias de implantação e uso dos mesmos", conta João Victor.
 
Portal Modelo
 
É um portal pronto para uso que permite que a Casa Legislativa crie e publique gratuitamente o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Uma das vantagens é a tecnologia utilizada, muito simples e intuitiva, que permite personalizar e gerenciar todo o conteúdo.
 
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)
 
O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal. Tudo o que a população precisa saber sobre as sessões, projetos, leis e a atividade parlamentar estarão à disposição na internet através desse sistema.
_________________
Câmara Municipal de Palmas/TO

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

18

PARABÉNS!
PARABÉNS!

17

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

16

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

5

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Pará

Tocantins participa de reunião sobre a mosca da carambola no Pará

O objetivo é discutir o contexto internacional da Defesa Sanitária Vegetal para prevenção e erradicação da praga, que é uma das espécies de moscas-das-frutas, que pode causar grandes prejuízos econômicos à fruticultura


Saúde

“Vou tomar gotinhas de vida”, diz João Gibertto, que iniciou o tratamento contra AME após ação da Defensoria

Um dia após o aniversário de três anos, João Gilbertto Rocha de Oliveira tomou, no último dia 16, a primeira dose do Nusinersen (Spinraza), medicamento necessário para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME)


Kátia Abreu

Kátia Abreu fará relatório contrário ao projeto de transposição do Rio Tocantins

Após audiências públicas, relatora afirmou que não há justificativa técnica para a obra


PreviPalmas

Cresce cobrança por instauração da CPI do Previpalmas pelos vereadores de Palmas


Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira