Palmas, 22/09/2017

Estado

Câmara de Palmas

Coleta de informações e treinamento são os próximos passos para modernização da Câmara de Palmas

  • A Câmara de Palmas está dando os próximos passos para a implantação do Programa Interlegis, um sistema completo, criado especialmente para o legislativo e que trará mais transparência aos trabalhos dos vereadores da Capital

Coleta de informações e treinamento são os próximos passos para modernização da Câmara de Palmas



A Câmara de Palmas está dando os próximos passos para a implantação do Programa Interlegis, um sistema completo, criado especialmente para o legislativo e que trará mais transparência aos trabalhos dos vereadores da Capital. Na semana passada, três técnicos da área de Informática da Casa viajaram a Brasília para participar do curso de capacitação para acesso e uso do programa.
 
De acordo com chefe do departamento de Tecnologia da Informação da Câmara, Luiz Kawasaka Filho, o treinamento recebido no Senado Federal possibilitou um conhecimento aprofundado sobre a estrutura e o funcionamento do Interlegis. "O curso nos deu uma visão ampla do programa. Agora nós precisamos coletar informações para fomentar o sistema. Depois disso, vamos partir para o treinamento do pessoal que trabalha na Casa", explica.
 
O treinamento foi realizado em duas etapas: a primeira consiste na orientação para acesso ao Portal Modelo e a segunda inclui o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), um software livre, que agrega todas as etapas do funcionamento do processo legislativo.
 
O responsável por ministrar as aulas foi o instrutor do Interlegis, Cláudio Morale. Segundo ele, muitas Câmaras, logo após a implantação do SAPL, aboliram o uso do papel, já que todas as informações passaram a constar no sistema. "O SAPL traz ainda mais transparência para a Câmara. Qualquer cidadão pode saber o que acontece na Casa e os projetos podem ser acessados diretamente pelo portal", pontua.
 
Os outros técnicos que participaram do treinamento foram João Victor Moreira Silva e Alexandre Alves Neves, que também ficaram impressionados com a amplitude do programa. "Eu achei que o curso foi ótimo para o entendimento do funcionamento do SAPL e do Portal Modelo, ampliando a visão das funcionalidades e das ideias de implantação e uso dos mesmos", conta João Victor.
 
Portal Modelo
 
É um portal pronto para uso que permite que a Casa Legislativa crie e publique gratuitamente o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Uma das vantagens é a tecnologia utilizada, muito simples e intuitiva, que permite personalizar e gerenciar todo o conteúdo.
 
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)
 
O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal. Tudo o que a população precisa saber sobre as sessões, projetos, leis e a atividade parlamentar estarão à disposição na internet através desse sistema.
_________________
Câmara Municipal de Palmas/TO


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus