Monday, 18 de November de 2019

ESTADO


Câmara de Palmas

Coleta de informações e treinamento são os próximos passos para modernização da Câmara de Palmas

03 May 2017

A Câmara de Palmas está dando os próximos passos para a implantação do Programa Interlegis, um sistema completo, criado especialmente para o legislativo e que trará mais transparência aos trabalhos dos vereadores da Capital. Na semana passada, três técnicos da área de Informática da Casa viajaram a Brasília para participar do curso de capacitação para acesso e uso do programa.
 
De acordo com chefe do departamento de Tecnologia da Informação da Câmara, Luiz Kawasaka Filho, o treinamento recebido no Senado Federal possibilitou um conhecimento aprofundado sobre a estrutura e o funcionamento do Interlegis. "O curso nos deu uma visão ampla do programa. Agora nós precisamos coletar informações para fomentar o sistema. Depois disso, vamos partir para o treinamento do pessoal que trabalha na Casa", explica.
 
O treinamento foi realizado em duas etapas: a primeira consiste na orientação para acesso ao Portal Modelo e a segunda inclui o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), um software livre, que agrega todas as etapas do funcionamento do processo legislativo.
 
O responsável por ministrar as aulas foi o instrutor do Interlegis, Cláudio Morale. Segundo ele, muitas Câmaras, logo após a implantação do SAPL, aboliram o uso do papel, já que todas as informações passaram a constar no sistema. "O SAPL traz ainda mais transparência para a Câmara. Qualquer cidadão pode saber o que acontece na Casa e os projetos podem ser acessados diretamente pelo portal", pontua.
 
Os outros técnicos que participaram do treinamento foram João Victor Moreira Silva e Alexandre Alves Neves, que também ficaram impressionados com a amplitude do programa. "Eu achei que o curso foi ótimo para o entendimento do funcionamento do SAPL e do Portal Modelo, ampliando a visão das funcionalidades e das ideias de implantação e uso dos mesmos", conta João Victor.
 
Portal Modelo
 
É um portal pronto para uso que permite que a Casa Legislativa crie e publique gratuitamente o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Uma das vantagens é a tecnologia utilizada, muito simples e intuitiva, que permite personalizar e gerenciar todo o conteúdo.
 
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)
 
O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal. Tudo o que a população precisa saber sobre as sessões, projetos, leis e a atividade parlamentar estarão à disposição na internet através desse sistema.
_________________
Câmara Municipal de Palmas/TO

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita paga hoje as restituições do 6º lote do Imposto de Renda

O lote contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2018

Economia

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.



Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados

Público poderá visitar a primeira edificação da Capital a partir desta terça-feira, 19


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado

As obras melhoram o acesso às aldeias de Karajá/Xambioá, no município de Santa Fé do Araguaia, e ainda facilitam a trafegabilidade entre elas


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados

Segundo a Anatel, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, assim, ampliar a segurança dos consumidores.


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso


Cantão

Presidente da Adetuc recebe visita de empresário de turismo de aventura da região do Cantão


Segurança

Radares da BR-153 e de Araguaína são verificados pela Agência de Metrologia


Atividade física

Parque do Cantão combina saúde e natureza em Caminhada Ecológica


MonitoraEA

Tocantins participa do lançamento da plataforma MonitoraEA em Brasília


TJTO

Com mais de 5 mil pessoas atendidas, Semana Nacional da Conciliação no Judiciário tocantinense supera os R$ 5 milhões em acordos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira