Wednesday, 15 de July de 2020

ESTADO


Interior

Colinas comemora bodas de diamante nesta terça-feira

21 Apr 2020
Colinas comemora bodas de diamante nesta terça-feira

São 60 anos de conquistas, transformações e melhorias na Saúde, Educação, Infraestrutura e outros segmentos. Cidade referência no estado do Tocantins, Colinas, completa nesta terça-feira (21), 60 anos de emancipação político-administrativa. Este ano, a Prefeitura não realizará a tradicional festa que acontece todos os anos, pois a programação foi cancelada, por causa do distanciamento social necessário para conter a pandemia do novo coronavírus.

“Me orgulho muito de ter crescido nessa cidade e como muitos outros moradores, que construíram ao longo destes 60 anos, histórias de referência e sucesso, também me sinto realizado aqui”, disse o prefeito Adriano Rabelo.

Rabelo lamentou que neste ano as festividades não aconteçam. “Estávamos sonhando com esta festa. Mas não podemos deixar de comemorar e lembrar dos avanços significativos dos últimos anos. Na Educação, com ampliação, climatização e construção de mais escolas, na Saúde, com reforma do Hospital Municipal e compra de insumos hospitalares, na Infraestrutura com mais de 40 milhões de recursos em investimentos para melhorar vias públicas e valorizar ainda mais a cidade, entre tantas outras”, destacou.


A história de um pioneiro que viu o nascimento de Colinas

Colinas do Tocantins nasceu com a abertura da rodovia Belém Brasília (BR-153), aos 21 de abril de 1960, idealizada por Elias Lopes da Silva. “Eu estava lá, no dia que foi colocada a pedra fundamental, na Praça 21 de abril. Era um menino ainda, 14 anos e soltei fogos, estava feliz. Sabia que ali nascia uma cidade que não ia parar de crescer”, disse o pioneiro João Pereira Lima, conhecido como João Tomaz.

Emocionado, sentado em frente à sua casa, na rua que leva o nome de seu pai, José Pereira Lima, João contou que chegaram em uma tropa. Eram cerca de 80 pessoas que traziam na bagagem muitos sonhos. “Eu comecei a trabalhar com olaria, depois fiz tantos outros serviços e vi também tantas outras pessoas chegarem para instalar seus negócios. Não quis mais ir embora. O lugar me encantou. Muito bonito, plano, uma colina, aqui criei minha família e estou muito feliz”, disse.

João contou que o primeiro nome do povoado, foi  Nova Colinas porque ficava em uma planície, próxima a Serra Azul. “O local atraiu muitas pessoas de várias partes do país, à procura de terras, espaços comerciais e empregos”.

O povoado de Nova Colinas ganhou o nome de Colinas de Goiás em 1962, como distrito de Tupiratins. No ano seguinte, em 1963, foi elevada a cidade e com a criação do Estado do Tocantins em 1989, passou a se chamar-se Colinas do Tocantins. (Por Gláucia Mendes)

COMPARTILHE:


Confira também:


Jalapão

Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão

Decisão foi anunciada nessa segunda, 13, pelos secretários Tom Lyra e Edgar Tollini

Pandemia

Tocantins registra 416 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 15.723 casos no total, destes, 9.823 pacientes estão recuperados, 5.633 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 267 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira