O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Pró-Animais

12/02/2021

Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais realiza primeira Reunião Ordinária do ano

Durante o encontro os membros do Comitê Pró-Animais elencaram formas para o desenvolvimento dos trabalhos no biênio 2020/2022

Robson Corrêa/Governo do Tocantins


Membros do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), se reuniram nesta quarta-feira, 10, por meio de videoconferência. O primeiro encontro do ano teve como objetivo aprimorar metodologias e alinhar formas para o desenvolvimento dos trabalhos no biênio 2020/2022.


O gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Elrik da Silva, assumiu o cargo de secretário executivo do Comitê e ressaltou a relevância do encontro. “Conseguimos deliberar assuntos importantes que vão nortear as ações do comitê pelos próximos dois anos”. Ainda segundo o secretário “é tudo muito novo, mas tenho buscado conhecer mais sobre as prerrogativas do Comitê para contribuir com as discussões futuras”.


Após a ata da 9ª Reunião Ordinária do Comitê Pró-Animais ser aprovada, os membros puderam elencar ideias para a melhoria do Plano de Ação para o biênio 2020/2022. Segundo a representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Érica Jardim, "o plano não é engessado, e a cada ano fazemos análises e modificações de acordo com a necessidade. Buscamos implementar novas ações, que são propostas ao grupo para a aprovação ou não, conforme o entendimento da maioria”.


Além dos próximos encontros já agendados, que podem ser conferidos aqui, foi definida a data do dia 18 de março para a realização da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Web Folder Educativo, que substitui as ações presenciais para alguns grupos. Essa é uma atividade que foi adaptada no Plano de Trabalho, que será utilizado em todas as ações do Comitê e também para informação geral da sociedade.


O encontro contou com a participação de representantes da Semarh, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Seagro, Batalhão Ambiental, Conselho Regional de Biologia 4ª Região (CRBIO 04), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO) Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Secretaria de Saúde (SES), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/TO) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Comitê Pró-Animais

O papel do Comitê Pró-Animais é promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, através de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o tema. A composição dos membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais é feita por indicações dos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicos ou privados, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos.

Assuntos Relacionados
#pró-animais#meio ambiente#comitê#tocantins#reunião
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Destaque

Eliésio Miranda (Intensicare) é bicampeão no 4º Desafio dos Fortes

Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

Pedro Afonso

Reunião discutiu plano de saneamento municipal