O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Campo

03/04/2020

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020

A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta safra

Segundo projeções daCompanhia Nacional de Abastecimento (Conab), “as condições climáticas vêmfavorecendo as lavouras de grãos nas principais regiões produtoras do Tocantins.A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta safra,sobretudo para as lavouras de soja e milho, que impulsionam o volume total, edevem garantir mais um recorde na safra de grãos do país”, discorre texto nosite da Companhia.

Para o presidente da CooperativaIndustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khoury, “as condições climáticas foramfavoráveis à produtividade das safras de grãos no Tocantins,” afirmou.

 Na avaliação do presidente da Associação dosProdutores de soja e milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Maurício Buffon, “nogeral, a safra 2019/2020 pode ser considerada boa na maior parte das regiõesprodutoras de soja, que sofreu um pouco com o período de estiagem que ocorreuno período de 25 de novembro a 26 de dezembro, vindo a se recuperar depoisdisso” explicou.

A gerente deAgrometeorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro),a engenheira agrônoma, Denise Gomes lembra que as previsões de  especialistas durante o 5° Encontro paraapresentação das tendências Agroclimatológicas, realizado pela Seragro, nosegundo semestre de 2019, foram bastante assertivas em relação ao comportamentodo clima para a safra 2019/2020. “Essas informações auxiliaram o produtor ruralno planejamento da semeadura e contribuíram para o alcance de bons níveis deprodutividade nas lavouras”, observou.

No mesmo raciocínio, o engenheiroagrônomo, também da estrutura da Seagro,  Alexandre Barreto, “as informaçõesmeteorológicas mostram-se bastante úteis ao planejamento das atividadesagropecuárias, pois proporcionam uma base segura para a tomada de diversasdecisões inerentes aos processos produtivos no campo”, afirmou.

De acordo com os doistécnicos, o produtor rural deve adotar como hábito, a coleta, o processamento eo armazenamento de dados meteorológicos, isto torna-se possível com ainstalação de uma estação meteorológica na propriedade rural. Atualmente aexistência de uma estação meteorológica na propriedade é fundamental paraauxiliar diversas atividades no campo como irrigação, manejo do solo e pulverizações,tornando-se uma ferramenta indispensável para o processo produtivo.

Assuntos Relacionados
#Agência agropecuária#campo
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Agricultura

A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

Feira da Soja

Wanderlei Barbosa se reúne com produtores e participa da XIII Feira da Soja em Campos Lindos

90 anos

Pioneiros homenageiam Siqueira Campos pelo aniversário de 90 anos e por vida dedicada ao Tocantins

Siqueira

Siqueira Campos desiste da candidatura ao senado e vai para primeira suplência de Eduardo Gomes