Wednesday, 15 de July de 2020

ESTADO


Educação Superior

Curso de Enfermagem do Ceulp/Ulbra é reconhecido com conceito 4 pelo MEC

15 Mar 2020
Curso de Enfermagem do Ceulp/Ulbra é reconhecido com conceito 4 pelo MEC

O Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra por meio do curso de Enfermagem recebeu no mês de março a visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação – MEC, com o intuito de realizar o processo de renovação de reconhecimento do curso.

 

A instituição alcançou a nota 4, em uma escala de 1 a 5, resultado de uma intensa dedicação e esforço de docentes, colaboradores e acadêmicos, que fazem a cada dia um trabalho de excelência, promovendo e buscando práticas de apoio para o estudo de novas perspectivas da área.  Na ocasião foram visitados laboratórios, salas, biblioteca, miniauditório, clínica, núcleo de apoio ao docente e discente.

 

A avaliação foi nos quesitos organização didático-pedagógica, corpo docente e estrutura.  O resultado da análise permite identificar nota máxima (5) em indicadores como: perfil do egresso, propondo para o exercício profissional a participação dos alunos em diferentes cenários de formação profissional, possibilitando um olhar diferenciado sobre a atuação do enfermeiro, de forma a intervir satisfatoriamente nos fatores que concorrem para o adoecimento da população;  metodologia, baseada em desenvolvimento das competências por meio da teoria e prática, o que facilita a formação de um enfermeiro com perfil transformador; auxílio ao discente através do apoio psicopedagógico oferecido pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes – Alteridade; a integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS); atividades práticas de ensino para áreas da saúde; biblioteca; comitê de ética em pesquisa da instituição.

 

Para o reitor do Ceulp/Ulbra, Marcelo Müller, o resultado reafirma o compromisso da instituição em ser referência em ensino, pesquisa e extensão, “somos a melhor instituição do Tocantins e o crescimento do índice 3 para 4 do curso reforça a qualidade de toda história do Ceulp”, diz Müller.

 

“Estamos muito felizes com a renovação do reconhecimento do curso de Enfermagem do Ceulp. Fomos avaliados com destaques para vários itens que são essenciais na formação do enfermeiro. Os professores, a coordenação e os alunos são os responsáveis por termos um curso tão bem avaliado perante o MEC. Parabenizo a todos os envolvidos”, destaca a diretora acadêmica do Centro Universitário, Parcilene Fernandes de Brito.

 

Conheça mais sobre o curso

O curso de Enfermagem do Ceulp/Ulbra é o primeiro curso do Tocantins, conta com o melhor quadro de professores (doutores e mestres) do Estado, possui os melhores laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia e Semiotécnica,oferece estágios desde o início do curso até os estágios curriculares e bolsas de iniciação científica e de monitoria.

 

Um grande diferencial é a Clínica de Enfermagem localizada no Núcleo de Atendimento a Comunidade (NAC).  É o único curso do Tocantins que tem uma Clínica de Enfermagem própria, na capital, sendo referência para toda a população. Com serviços gratuitos durante toda a semana, os atendimentos são realizados pelos estagiários das disciplinas com a supervisão de profissionais qualificados. A Clínica também atende pacientes encaminhados pela Atenção Básica do Município de Palmas e Rede Estadual. Nos semestres anteriores mais de três mil procedimentos de Enfermagem foram realizados no local.

COMPARTILHE:


Confira também:


Jalapão

Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão

Decisão foi anunciada nessa segunda, 13, pelos secretários Tom Lyra e Edgar Tollini

Pandemia

Tocantins registra 416 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 15.723 casos no total, destes, 9.823 pacientes estão recuperados, 5.633 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 267 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira