Monday, 24 de September de 2018

Monday, 24 de September de 2018

ESTADO


Educação

Educação ambiental alcança público de 35 municípios no 1º semestre

02 Aug 2018    11:39
SECOM/Naturatins Educação ambiental alcança público de 35 municípios no 1º semestre Oficinas ambientais formam multiplicadores de boas práticas de consumo

O fluxo de pessoas nas escolas, nas comunidades, nas empresas, nas instituições e nas cidades é constante. As demandas ambientais desses núcleos, por sua vez, não são iguais e se modificam de acordo com o envolvimento de seus atores, devido ao surgimento de interferências externas ou de fenômenos da natureza local.

Partindo dessa perspectiva, a importância e a necessidade de ações ambientais sensibilizadoras continuadas, frequentes e voltadas para práticas simples, que se enquadrem  a realidade de cada grupo, se evidenciam.

No 1º semestre de 2018, conforme o balanço da equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentado nesta quinta-feira, 2, foram realizadas 21 ações entre capacitação, sensibilização e formação de multiplicadores, que envolveram estudantes; comunidades rurais e urbanas; indígenas; quilombolas; pescadores; grupo de profissionais femininas; representantes municipais de órgãos gestores ambientais; profissionais dos segmentos públicos da educação e saúde;  além da iniciativa privada, envolvendo mais de 500 participantes de 35 municípios.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Reis, destacou. "No segundo semestre, vamos dar continuidade na ações de sensibilização das comunidades e municípios sobre a importância do Protocolo do Fogo e da questão dos resíduos sólidos com o Fórum do Lixo e Cidadania", pontuou adiantando.

"Nesse devemos realizar uma eleição no Fórum Estadual Lixo e Cidadania para definir a coordenação do novo período de gestão 2018 a 2020. Mas continuaremos ministrando as palestras e oficinas ambientais de acordo com a agenda,  além de empreendermos esforços para atender o convite dos municípios", finalizou Maria Alice.

Atividades

As ações voltadas para a educação ambiental da população são iniciativas que buscam sensibilizar os participantes, sobre comportamentos simples e práticas de consumo que contribuem com a conservação e proteção do meio ambiente. O uso adequado de recursos naturais geram economia, colaboram com o bem estar das pessoas e o reaproveitamento de materiais recicláveis pode até mesmo proporcionar o complemento de renda familiar, seja no âmbito rural ou urbano.

Nesse ano, foram apresentadas palestras e oferecidas oficinas voltadas para Agenda Ambiental do Naturatins (A2N) e da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); Protocolo do Fogo; Práticas Ecológicas, Educação Ambiental - Ambiente-se; Fórum do Lixo e Cidadania; Vigilantes Voluntários do Meio Ambiente; além de campanhas ambientais educativas.

A equipe do Naturatins  promoveu atividades educativas nos municípios de Alvorada, Almas, Ananás, Bandeirantes, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Cariri, Cachoeirinha, Couto Magalhães, Cachoeirinha, Caseara, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Ipueiras, Jaú do Tocantins, Juarina,  Lizarda, Mateiros, Marianópolis, Novo Acordo, Palmas, Palmeirópolis, Paranã, Pequizeiro, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, São Félix, Riachinho, Tocantínia e  Xambioá.

Para mais informações acesse Educação Ambiental do Naturatins. Os interessados em solicitar palestras, oficinas ou participação da equipe em campanhas ambientais educativas podem entrar em contato no (63) 3128-2641 ou via email eanaturatins@gmail.com.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

14

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

12

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

educação ambiental

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no



Palmas

Estudantes tocantinenses vivenciam modalidades esportivas com medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina

“Foi um momento muito lindo poder participar de todos esses esportes. O que mais gostei foi a bocha, nunca tinha jogado”, disse Vitória Aparecida Neres, de 13 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.


Ocorrência

Polícia Civil prende homem suspeito de cometer assalto à mão armada em Paraíso

Conforme o Delegado Regional José Lucas Mello, o crime foi praticado em abril de 2018


Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”

Do Bico do Papagaio, o candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual Amélio Cayres (SD) enfatizou os projetos de Carlesse para sua região.


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira