Tuesday, 23 de July de 2019

ESTADO


Educação

Educação ambiental alcança público de 35 municípios no 1º semestre

02 Aug 2018    11:39
SECOM/Naturatins Educação ambiental alcança público de 35 municípios no 1º semestre Oficinas ambientais formam multiplicadores de boas práticas de consumo

O fluxo de pessoas nas escolas, nas comunidades, nas empresas, nas instituições e nas cidades é constante. As demandas ambientais desses núcleos, por sua vez, não são iguais e se modificam de acordo com o envolvimento de seus atores, devido ao surgimento de interferências externas ou de fenômenos da natureza local.

Partindo dessa perspectiva, a importância e a necessidade de ações ambientais sensibilizadoras continuadas, frequentes e voltadas para práticas simples, que se enquadrem  a realidade de cada grupo, se evidenciam.

No 1º semestre de 2018, conforme o balanço da equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentado nesta quinta-feira, 2, foram realizadas 21 ações entre capacitação, sensibilização e formação de multiplicadores, que envolveram estudantes; comunidades rurais e urbanas; indígenas; quilombolas; pescadores; grupo de profissionais femininas; representantes municipais de órgãos gestores ambientais; profissionais dos segmentos públicos da educação e saúde;  além da iniciativa privada, envolvendo mais de 500 participantes de 35 municípios.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Reis, destacou. "No segundo semestre, vamos dar continuidade na ações de sensibilização das comunidades e municípios sobre a importância do Protocolo do Fogo e da questão dos resíduos sólidos com o Fórum do Lixo e Cidadania", pontuou adiantando.

"Nesse devemos realizar uma eleição no Fórum Estadual Lixo e Cidadania para definir a coordenação do novo período de gestão 2018 a 2020. Mas continuaremos ministrando as palestras e oficinas ambientais de acordo com a agenda,  além de empreendermos esforços para atender o convite dos municípios", finalizou Maria Alice.

Atividades

As ações voltadas para a educação ambiental da população são iniciativas que buscam sensibilizar os participantes, sobre comportamentos simples e práticas de consumo que contribuem com a conservação e proteção do meio ambiente. O uso adequado de recursos naturais geram economia, colaboram com o bem estar das pessoas e o reaproveitamento de materiais recicláveis pode até mesmo proporcionar o complemento de renda familiar, seja no âmbito rural ou urbano.

Nesse ano, foram apresentadas palestras e oferecidas oficinas voltadas para Agenda Ambiental do Naturatins (A2N) e da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); Protocolo do Fogo; Práticas Ecológicas, Educação Ambiental - Ambiente-se; Fórum do Lixo e Cidadania; Vigilantes Voluntários do Meio Ambiente; além de campanhas ambientais educativas.

A equipe do Naturatins  promoveu atividades educativas nos municípios de Alvorada, Almas, Ananás, Bandeirantes, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Cariri, Cachoeirinha, Couto Magalhães, Cachoeirinha, Caseara, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Ipueiras, Jaú do Tocantins, Juarina,  Lizarda, Mateiros, Marianópolis, Novo Acordo, Palmas, Palmeirópolis, Paranã, Pequizeiro, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, São Félix, Riachinho, Tocantínia e  Xambioá.

Para mais informações acesse Educação Ambiental do Naturatins. Os interessados em solicitar palestras, oficinas ou participação da equipe em campanhas ambientais educativas podem entrar em contato no (63) 3128-2641 ou via email eanaturatins@gmail.com.

COMPARTILHE:


Confira também:


Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.

Editorial

Isolada, prefeita Cinthia perde o equilíbrio mirando no Palácio Araguaia

Na postagem desta segunda, a prefeita ataca o Palácio Araguaia. Sem meias palavras falou que o governo estava pegando carona na programação de férias nos eventos de Taquaruçu



Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro

Organizador e realizador do projeto, o leiloeiro Eduardo Gomes anuncia: “Arrecadações serão destinadas integralmente para as obras do Hospital de Amor do Tocantins, em Palmas”


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas

Neste ano foram realizados cerca de 50 km de faixas ao longo de alguns limites do Parque. A ação resultou na eliminação da vegetação na superfície do solo.


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019

Das modalidades apresentadas, o eixo atendimento de crianças e/ou adolescentes, tendo em vista a defesa, proteção e promoção dos direitos do público recebeu quatro projetos


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira