Tuesday, 19 de February de 2019

ESTADO


Educação

Educação ambiental alcança público de 35 municípios no 1º semestre

02 Aug 2018    11:39
SECOM/Naturatins Educação ambiental alcança público de 35 municípios no 1º semestre Oficinas ambientais formam multiplicadores de boas práticas de consumo

O fluxo de pessoas nas escolas, nas comunidades, nas empresas, nas instituições e nas cidades é constante. As demandas ambientais desses núcleos, por sua vez, não são iguais e se modificam de acordo com o envolvimento de seus atores, devido ao surgimento de interferências externas ou de fenômenos da natureza local.

Partindo dessa perspectiva, a importância e a necessidade de ações ambientais sensibilizadoras continuadas, frequentes e voltadas para práticas simples, que se enquadrem  a realidade de cada grupo, se evidenciam.

No 1º semestre de 2018, conforme o balanço da equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentado nesta quinta-feira, 2, foram realizadas 21 ações entre capacitação, sensibilização e formação de multiplicadores, que envolveram estudantes; comunidades rurais e urbanas; indígenas; quilombolas; pescadores; grupo de profissionais femininas; representantes municipais de órgãos gestores ambientais; profissionais dos segmentos públicos da educação e saúde;  além da iniciativa privada, envolvendo mais de 500 participantes de 35 municípios.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Reis, destacou. "No segundo semestre, vamos dar continuidade na ações de sensibilização das comunidades e municípios sobre a importância do Protocolo do Fogo e da questão dos resíduos sólidos com o Fórum do Lixo e Cidadania", pontuou adiantando.

"Nesse devemos realizar uma eleição no Fórum Estadual Lixo e Cidadania para definir a coordenação do novo período de gestão 2018 a 2020. Mas continuaremos ministrando as palestras e oficinas ambientais de acordo com a agenda,  além de empreendermos esforços para atender o convite dos municípios", finalizou Maria Alice.

Atividades

As ações voltadas para a educação ambiental da população são iniciativas que buscam sensibilizar os participantes, sobre comportamentos simples e práticas de consumo que contribuem com a conservação e proteção do meio ambiente. O uso adequado de recursos naturais geram economia, colaboram com o bem estar das pessoas e o reaproveitamento de materiais recicláveis pode até mesmo proporcionar o complemento de renda familiar, seja no âmbito rural ou urbano.

Nesse ano, foram apresentadas palestras e oferecidas oficinas voltadas para Agenda Ambiental do Naturatins (A2N) e da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); Protocolo do Fogo; Práticas Ecológicas, Educação Ambiental - Ambiente-se; Fórum do Lixo e Cidadania; Vigilantes Voluntários do Meio Ambiente; além de campanhas ambientais educativas.

A equipe do Naturatins  promoveu atividades educativas nos municípios de Alvorada, Almas, Ananás, Bandeirantes, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Cariri, Cachoeirinha, Couto Magalhães, Cachoeirinha, Caseara, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Ipueiras, Jaú do Tocantins, Juarina,  Lizarda, Mateiros, Marianópolis, Novo Acordo, Palmas, Palmeirópolis, Paranã, Pequizeiro, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, São Félix, Riachinho, Tocantínia e  Xambioá.

Para mais informações acesse Educação Ambiental do Naturatins. Os interessados em solicitar palestras, oficinas ou participação da equipe em campanhas ambientais educativas podem entrar em contato no (63) 3128-2641 ou via email eanaturatins@gmail.com.

COMPARTILHE:


Confira também:


Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.

Mulheres Presas

Neste ano, nove mulheres foram presas por tentar entrar com ilícitos em unidades penais do Estado

Após, a mulher confessou as agentes que carregava um celular na genitália e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, em Palmas, para retirada do aparelho.



Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira