Friday, 20 de September de 2019

ESTADO


Unitins III

Educação como caminho para inclusão social

13 Aug 2008

Dados de pesquisa em todo o Brasil mostram que o preso que tem acesso à educação tem menos possibilidade de voltar para o presídio. Mas é preciso garantir o reingresso ao mercado de trabalho, afirma o professor Porto Júnior. Para Roberto Oliveira, aluno da escola da CCP, ter acesso à educação transformou sua forma de ver as coisas. “Eu era uma pessoa analfabeta, não sabia nem escrever o meu nome, então a escola foi um benefício e uma porta que se abriu para eu aprender mais”, disse.

Oliveira, que está na CCP há três anos e meio, diz que os professores foram responsáveis por dar um novo objetivo para ele. “Eu aprendi muito com os professores. Sempre depois das aulas eu me junto aos meus colegas do cárcere que ainda não estudam e passo o que os professores falaram”, relatou o aluno, que pretende continuar o trabalho missionário quando sair da cadeia.

Antônio Cardoso dos Santos também foi um dos presos contemplados por bom comportamento para ingressar na escola da CCP. Está cursando a 4ª série do ensino fundamental e acredita que a experiência adquirida com os professores foi importante para ter uma melhor compreensão da vida em sociedade. “Eu não tive muitas oportunidades de estudar e depois que cresci tive vergonha de ir pra mesma sala de aula das crianças. Aqui dentro eu voltei a estudar para ter uma profissão quando sair, porque minha vergonha mesmo é estar preso”, revelou Cardoso, como é mais conhecido.

COMPARTILHE:


Confira também:


Clima

Greve Global pelo Clima deve levar milhões às ruas nesta sexta-feira

Há manifestações marcadas em mais de 130 países

Municípios

ATM fará três eventos técnicos com CNM, FNDE e SUDAM

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, convoca os gestores municipais das referidas áreas a participarem dos encontros.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira