Thursday, 21 de November de 2019

ESTADO


PPA

Em Araguaina, governador Carlesse abre consulta pública do PPA e recomenda que comunidades mais distantes sejam ouvidas

18 Jun 2019    15:56
Divulgação Em Araguaina, governador Carlesse abre consulta pública do PPA e recomenda que comunidades mais distantes sejam ouvidas

Araguaína é o principal polo econômico da região norte do Estado e sediou nesta terça-feira, 18, a 5ª edição da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023, que tem como tema O Tocantins que Desejamos. O evento foi aberto oficialmente pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, na Escola Estadual José Alves de Assis e reuniu representantes de 15 municípios.

Para o governador Carlesse, o PPA é uma oportunidade para, junto com a comunidade, definir as prioridades para cada cidade e promover o desenvolvimento de forma mais democrática e justa. A exemplo de outras edições, o Governador recomendou que fosse dada voz àquelas comunidades até então esquecidas. "O PPA é muito importante e queremos que esse novo planejamento seja muito mais abrangente e alcance aquelas pessoas e comunidades sempre esquecidas", recomendou.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de Araguaína no cenário econômico tocantinense e que o Governo do Estado é um parceiro para promover as ações estruturantes para atender o município e toda a região. “E o PPA é uma oportunidade para a sociedade ajudar no processo de desenvolvimento. Esse governo sabe da importância de Araguaína e essa consulta é muito importante para que os representantes de cada localidade apontem as ações prioritárias para cada localidade".

O secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique, explicou que o PPA estabelece de forma regionalizada as metas a serem alcançadas nos próximos quatro anos. "As consultas contam com a participação de todos os órgãos do Governo, do Legislativo, do Judiciário e outros organismos e constitui uma oportunidade para a sociedade dar a sua contribuição para o desenvolvimento do Estado", ressaltou.

As consultas públicas são coordenadas pela secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), e contam com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público.  É por meio dessas consultas que o Governo colhe subsídios junto à população sobre as prioridades de cada localidade para formatar as políticas públicas que vão atender a população para um período de quatro anos.

Municípios

Participaram desta edição em Araguaína os municípios de Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia, Xambioá.

Eixos temáticos

Na programação em cada localidade constam debates em torno dos seis eixos considerados essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Tocantins: Saúde; Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos; Gestão Pública, Participação Social e Diálogo Federativo; Estrutura Produtiva e Sustentabilidade Ambiental; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Infraestrutura, Desenvolvimento Regional e Redes de Cidades.

Plano Plurianual

 

O PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

Previsto na Constituição, estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do Estado. O documento a ser elaborado com o resultado das consultas públicas, será para execução no período de 2020 a 2023

Participantes


A consulta pública contou com a presença do vice-governador Vanderlei Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; o procurador geral de Justiça, José Omar de Almeida; o defensor público geral, Fábio Monteiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costa Andrade; deputados estaduais; prefeitos da região; secretários de Estado, outras autoridades e comunidade em geral.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Com apoio de voluntários da AL, unidade do Hospital do Amor de Palmas será entregue em 2020

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa.

Refis 2019

Refis 2019 já negociou R$ 96,6 milhões, mas débitos ainda podem ser regularizados até 30 de novembro

O secretário de Finanças, Rogério Ramos alerta para que os contribuintes fiquem atentos para não perderem a oportunidade de negociar seus débitos e ficarem em dias com os tributos municipais.



Mobilização

Força tarefa se mobiliza em prol de indígenas venezuelanos refugiados em Palmas

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, destaca que o trabalho de abordagem e ajuda é complexo, por ser tratar de refugiados indígenas, que têm referências muito diferentes da realidade brasileira.


Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro

Reunião ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, serviu também para apresentação do plano de investimentos dos recursos já assegurados


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira