Thursday, 02 de July de 2020

ESTADO


Telefonia 2

Em processo de consolidação, serviço divide opiniões

03 Jul 2008

Uma clínica de odontologia em Palmas que tem utilizado o serviço a mais de um ano reduziu as despesas com telefone em mais de 80% ao mês. Dentre as vantagens relatadas pela técnica em secretariado da empresa, estão, além da economia e da taxa fixa mensal, a comodidade de poder falar em qualquer lugar do Brasil e até do mundo sem pagar nada extra pelas ligações. Quanto às desvantagens, a funcionária afirma que, como qualquer nova tecnologia, ainda há algumas interferências, mas que as mesmas são rapidamente solucionadas e, em comparação às vantagens oferecidas pelo sistema, são irrelevantes. Ela declarou que a empresa está plenamente satisfeita com o sistema.

A escolha da operadora do serviço requer atenção do usuário. Apesar de raros, há casos de empresas que utilizam a tecnologia, mas não estão inteiramente satisfeitas. Um proprietário de empresa de informática da capital se declarou insatisfeito alegando que os custos em sua empresa não foram reduzidos devido a problemas de acesso ao sistema. Segundo ele, em determinados horários, torna-se difícil ter acesso ao sinal, o que faz com ele acabe utilizando o telefone convencional. De acordo com alguns técnicos ouvidos por nossa reportagem, isso se deve à qualidade do serviço oferecido pela operadora contratada, e não à nova tecnologia.

É importante ressaltar ainda que o VOIP, apesar de ser uma tecnologia mais utilizada por empresas, já está sendo disponibilizada para uso em residências. Algumas operadoras de TV a cabo e de telefonia já começaram a oferecer o serviço para consumidores domésticos. O que significa uma economia também nas contas particulares.

Rogério Tortola, gerente da empresa de telecomunicações Talkcom em Palmas, garante que não há dúvidas com relação às vantagens oferecidas pelo sistema, principalmente para o uso doméstico, já que não há necessidade da qualidade técnica exigida em grandes empresas. Rogério ainda aponta que os impeditivos técnicos que ocorrem, devido à tecnologia ainda ser recente, devem e já estão sendo solucionados.

    

Como funciona

O usuário deve contratar um plano mensal junto a uma operadora. Para fazer uso da tecnologia, é necessária uma conexão de banda larga à internet. A maior despesa entra no primeiro mês, onde o usuário deverá adquirir um aparelho chamado ATA – Adaptador para Telefone Analógico, que fará a conexão entre o aparelho telefônico e o modem. Este adaptador pode custar de 150 até 500 reais. Caso o cliente prefira utilizar o computador, esse custo é ainda reduzido, pois as ligações podem ser feitas utilizando um SoftPhone, que pode ser instalado no próprio computador.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Carlesse determina agilidade na contratação de leitos privados para atender demanda da Covid-19

Determinação ocorreu durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19

Pandemia

Tocantins registra 460 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.222 casos no total, destes, 7.118 pacientes estão recuperados, 3.900 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 204 pacientes foram a óbito.



Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação

Para Luiz Fernando, a prioridade é preservar a saúde dos profissionais. “Cada um destes trabalhadores tem sua família. Não há bom senso em insistir na exposição se temos alternativas”, considera.


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia

Uma das marcas registradas do FCT são os espetáculos chamados varietés, onde artistas de vários lugares e de diferentes linguagens e expressões, se unem para a criação de uma obra inédita.


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line

No Tocantins, o Naturatins mantém somente o atendimento remoto, para emissões de licença ambiental, autorização e dispensa; além da entrada de documentos em processos e suporte à solicitação do número SGD para serviços do Simplifica Verde, durante o distan


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”


Araguaia

Mauro Carlesse promove nova etapa de entrega de máquinas para mais 10 municípios


Palmas

Executivo faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 sobre Serviços de Saúde


ESMAT

XI Congresso Internacional em Direitos Humanos discute ações sobre a pandemia global da Covid-19


Freenet

TIM e Instarena: operadora lança loja online de games



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira